A ViaMobilidade, operadora da Linha 5-Lilás de metrô, praticamente recomeçou do zero a montagem da estrutura de ampliação da Estação Santo Amaro, como mostra um vídeo recente do canal iTechdrones.
A obra está sendo executada pela EGTC Infra S.A, que substituiu a empresa anterior, afastada após uma das estruturas da passarela colapsar em agosto de 2022.
A ampliação da estação é um dos principais investimentos da concessão das linhas 5 e 17. O objetivo é propiciar melhores condições de circulação na integração com a Linha 9-Esmeralda.
Após o acidente, houve alterações estruturais no projeto.
Dentre as mudanças visíveis estão o reforço nos blocos de concreto que servem de base para a implantação dos pilares em V. As estruturas antigas foram completamente demolidas para a construção de novas bases.
Ao mesmo tempo, a empreiteira realizou a desmontagem das estruturas anteriormente implantadas em várias partes da obra. O que se percebe é uma movimentação considerável de funcionários em todas as partes da obra, além de melhor organização comparado à antiga empresa.
Com os trabalhos avançando, a empresa já está realizando a remontagem da estrutura, aparentemente mais reforçada, ao norte da margem leste da ponte.
Na margem oeste, um pilar para apoio foi implantado na porção norte da ponte. Pela sequência de montagem, pode-se estimar que nas próximas etapas ocorra a montagem dos pilares restantes.
Destaca-se também a operação de logística interna da obra que possui diversos guindastes alocados no canteiro. Inclui-se nisso uma balsa que auxilia no transbordo de materiais entre as duas partes do Rio Pinheiros.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Durante a retomada das obras, em julho passado, a previsão foi de que a ampliação da estação Santo Amaro será entregue no segundo semestre de 2024, porém, pelo atual estágio, isso parece impossível.
