Serviços Airport-Express e Connect da Linha 13 devem estrear em agosto

CPTM diz que atraso foi causado pela empresa Siemens, responsável pelo sistema de sinalização do novo ramal
Trem da Linha 13: em agosto CPTM promete estreia dos serviços Airport-Express e Connect

Sem definir uma data exata, a CPTM confirmou ao site que os serviços Airport-Express (Expresso Aeroporto) e Connect serão inaugurados em agosto na Linha 13-Jade. O primeiro prevê quatro partidas por dia em cada sentido entre a estação Aeroporto Guarulhos e Luz (que está sendo reformada para receber os trens), e o segundo, a extensão do trajeto até a estação Brás, com parada em Tatuapé e sem necessidade de trocar de composição em Engenheiro Goulart.

No caso do Connect, a tarifa é a mesma da rede (R$ 4,00) e será possível fazer baldeações sem custo adicional. Os trens circularão nos horários de pico, mas a companhia não revelou com qual frequência. Já no expresso, o serviço custará R$ 8,00 e não inclui a transferência gratuita.

O atraso no início do serviço Connect, antes previsto para julho, foi causado por problemas com a implantação do sistema de sinalização da Linha 13 (que controla os trens), a cargo da empresa alemã Siemens. “A CPTM está aplicando multas à Siemens, previstas em contrato”, garantiu a empresa em nota.

Intervalos altos

Questionada a respeito da redução dos intervalos da linha, hoje de 20 minutos em horário de pico e 30 minutos no “vale”, a CPTM não quis revelar quando ele será reduzido. No entanto, com os problemas com o sistema de sinalização é provável que isso demore um pouco mais para ocorrer, ainda mais com a inserção dos serviços Connect e Airport-Express que terão de compartilhar as vias da Linha 12-Safira e 11-Coral para chegar até Brás e Luz. Por outro lado, essas viagens reduzirão os intervalos em alguns períodos de qualquer forma.

A Linha 13-Jade foi inaugurada em março e passou a operar comercialmente em junho quando uma média diária de pouco mais de 7 mil pessoas passaram a utilizá-la – a capacidade prevista da linha é de 120 mil usuários/dia quando estiver funcionando de forma plena.

Veja também: É cedo para dizer que a Linha 13 Jade foi um erro

Antiga plataforma da estação Luz: em agosto o Expresso Aeroporto sairá daqui

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
9 comments
  1. Os caras vão lotar ainda mais a Luz mesmo, muita falta de planejamento…

    Olha nem precisa ser tão “criativo” pra desafogar um pouquinho a Luz, vamos lá…

    Se controi uma ligação entre Luz e Julio Prestes, pode ser subterranea, paralela, nivel do chão,tanto faz mas constrói pô.

    Coloca como ponto final da Linha Rubi a vazia Estação Julio Prestes…até sobra plataforma lá no momento.

    Só nessa tacada dividira um pouco as 2 demandas das 2 estações que são bem desiguais hoje.

    1. De qualquer forma isso afogaria mais ainda a estação, uma vez que a maior demanda de usuários que vem da L7 seguem até as linhas de metrô, ou seja apenas faria com que as pessoas andassem mais, além de que apesar da Júlio Prestes ter muitas plataformas só existem duas vias para chegar até lá.

      Esse serviço expresso para o Aeroporto será um trajeto de nicho servindo apenas para quem quer chegar até o aeroporto principalmente considerando o preço dele ser maior, a única estação que terá um fluxo ainda maior é o Brás já que a demanda toda de guarulhos irá desembarcar por lá usando o Connect ou até mesmo a L12 fazendo ela ficar superlota mais do que já é no momento

  2. A ligação entre os terminais e a estação é lamentável! Fiquei 40min esperando pelo tal ônibus no T2 semana passada!

  3. Resolvendo a questão do intervalo e da ligação dos terminais do aeroporto com a estação, já ajuda muito. Tive a chance de usar a linha nos dois sentidos recentemente. E é um saco o intervalo. 30 minutos é muito. E a GRU melhorar aquele serviço de ônibus que tá triste.

Comments are closed.

Previous Post

CPTM tem planos de construir seu primeiro VLT

Next Post

Via Mobilidade receberá Linha 5-Lilás do Metrô neste sábado, 4

Related Posts