Alstom deve entregar versão final do sistema CBTC da Linha 2-Verde nesta sexta-feira
Ramal do Metrô ficará completamente fechado até às 10 horas para testes do software de sinalização fornecido pela Alstom

Uma novela que se arrasta desde 2007 deverá ter um dos seus mais importantes “capítulos” neste feriado de 15 de novembro. Trata-se dos testes com a versão final do sistema de sinalização CBTC na Linha 2-Verde do Metrô que ocorrerá até às 10 horas da manhã desta sexta-feira e que fará com que o ramal fique completamente fechado para o público.
Os testes estavam marcados para o domingo, dia 3, mas os exames do Enem fizeram o Metrô mudar de ideia e evitar qualquer dificuldade para os usuários. Ônibus do sistema PAESE atenderão os passageiros durante esse período, em que há baixo movimento na linha.
Segundo apurou o site, a Alstom, empresa contratada para implementar o sistema CBTC nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, deverá entregar a versão definitiva do software que controla os trens, o que deveria ter ocorrido em 2012, prazo original previsto em contrato. No entanto, a empresa francesa ultrapassou quaisquer limites de bom senso para aprimorar a tecnologia, cujo contrato inicial previa o pagamento de R$ 417 milhões, valor que foi majorado em R$ 68 milhões mais tarde.
A história da troca do sistema de sinalização no Metrô remonta a 2007 quando a gestão do governador José Serra decidiu aumentar o número de trens nas três linhas originais como forma de dar conta da crescente demanda. A solução para isso foi substituir a tecnologia ATC pelo CBTC, mais moderna e capaz. O problema é que essa conversão deveria ser feita sem que as linhas deixassem de operar, o que tornou os testes mais complexos e realizados em horários alternativos.
Em 2008, o Metrô selecionou a Alstom para executar o serviço, mas o consórcio Thales Rails Signaling Solution entrou com o recurso contra o resultado logo depois. A empresa francesa, no entanto, acabou assinando o contrato em abril com previsão de entregar todo o sistema nas três linhas em outubro de 2012. A linha escolhida para servir de protótipo foi justamente a 2-Verde, por ter um movimento menor e estar em expansão naquela época.

Longa fase de testes
No final da década passada, um trecho inicial do CBTC começou a funcionar entre as estações Vila Prudente e Sacomã. De lá, as composições voltavam a operar sob o controle original até Vila Madalena. O desenvolvimento do sistema, entretanto, passou a sofrer imensos atrasos e até questionamentos na Justiça. O Metrô teria solicitado adaptações para que o CBTC funcionasse de forma mais parecida com o ATC enquanto a Alstom, multada, reclamava que nunca havia instalado um sistema assim em uma linha em operação.
O sistema CBTC passou então a operar aos domingos em toda a linha e aos poucos passou a ser adotado em outros períodos até que em 2016 a Alstom liberou sua operação durante os dias da semana. Mas mesmo assim, os problemas foram grandes e exigiram que a linha parasse por vários períodos para correções. A situação evoluiu, mas não a ponto de o sistema ser considerado totalmente maduro, o que se espera agora com essa versão mais recente e, espera-se, definitiva.
Com o fim dessa etapa, a Alstom deve se concentrar em preparar a implantação do CBTC nas outras duas linhas do Metrô e que têm um movimento muito maior, de cerca de 1,5 milhão de pessoas por dia. A Linha 3-Vermelha tem passado por interrupções aos fins de semana para a instalação dos equipamentos necessários e a previsão informada pelo secretário Alexandre Baldy é de que o sistema comece a funcionar nela até o final de 2020.
Mais testes em outras linhas
Por falar em Linha 3, o ramal também terá interrupções em seu funcionamento nesta sexta-feira (15). A partir das 16h30 os trens circularão com maiores intervalos por conta da interdição de uma das vias da linha entre Penha e Carrão. Os trabalhos de implantação do sistema CBTC ocorrerão até o fechamento da linha – a Linha 3 voltará a funcionar normalmente no sábado.
Já a Linha 15-Prata, de monotrilho, ficará fechada de sexta-feira à domingo entre 4h40 e 14h em toda a sua extensão. Como o site antecipou, o Metrô e a Bombardier voltarão a testar o sistema CBTC para simular a operação entre Vila Prudente e São Mateus incluindo o trecho que deverá ser inaugurado nas próximas semanas. Assim como na Linha 2, será disponibilizado o serviço PAESE gratuitamente entre Vila Prudente e Jardim Planalto.