À frente das obras de implantação do People Mover do Aeroporto Guarulhos, a empresa Aerom publicou artigo em seu site em que sugere que a tecnologia Aeromovel pode ser uma solução para a falta de conectividade adequada do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
A empresa gaúcha comentou sobre a dificuldade de acesso ao terminal carioca, que não conta com um sistema de transporte segregado e depende de linhas de ônibus e táxis cujo valor da viagem é elevado.
Distante e também considerado próximo a locais inseguros, o Galeão tem passado por um processo de esvaziamento nos últimos anos, agravado pela pandemia. O aeroporto internacional, que já foi o maior do país, tem se recuperado mas num ritmo distante do ideal.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Ele enfrenta a concorrência do Aeroporto Santos Dumont, localizado no centro do Rio e que, a despeito da infraestrutura restrita, absorveu muitos voos.
Uma das soluções estudadas pelas autoridades é justamente implantar um modal capaz de conectar o Galeão de forma rápida e segura. “Nesse contexto, e a exemplo dos principais aeroportos do mundo, o Aeromovel surge como uma solução de baixo impacto urbano, segura e sustentável”, diz a empresa.

“A operação do Aeromovel ocorre acima dos congestionamentos, a partir de vias elevadas sustentadas por vigas e pilares pré-fabricados, permitindo uma montagem rápida, descomplicada e com baixo impacto para a vida na cidade”, acrescentou a Aerom.
Ligação ideal com o centro do Rio
O texto, no entanto, não esclarece como o Aeromovel poderia ser implantado com o objetivo de facilitar o acesso aos terminais. A empresa já propôs versões da tecnologia pneumática de maior porte e extensão, mas nesse caso seria preciso compreender se uma linha chegaria até o centro da cidade ou algum ponto conectado com outros modais como o Metrô do Rio.

Atualmente, o sistema inventado pelo fundador da Aerom, Marcus Coester, funciona interligando os trens da Trensurb ao Aeroporto de Porto Alegre (RS). Mas é o People Mover de Guarulhos que promete ser a vitrine da tecnologia.
Com cerca de 2,6 km de extensão e quatro estações, o Aeromovel ligará os terminais do aeroporto paulista com a Linha 13-Jade da CPTM de forma gratuita. As viagens terão duração de seis minutos e intervalos também do mesmo tempo.
No caso do Galeão, não basta apenas um People Mover e sim algum tipo de projeto mais robusto e capaz além de custo també mais alto.