Baldy fala em inaugurar estação Mendes-Vila Natal em agosto

Estação Mendes-Vila Natal em 30 de junho (iTechdrones)

Após ter sido prometida pelo vice-governador Rodrigo Garcia para 30 de junho, a inauguração da estação Mendes-Vila Natal, da Linha 9-Esmeralda, da CPTM, deve ficar para agosto.

A previsão foi revelada pelo secretário Alexandre Baldy (STM) em seu perfil em rede social. Ao responder a um seguidor, o responsável pela pasta afirmou que “Nossa expectativa é inaugurar Mendes/Vila Natal já em agosto!”.

Imagens do canal iTechdrones do dia 30 de junho mostram que o consórcio responsável pela obra já está preparando o paisagismo e finalizando a parte de equipamento do piso térreo de acesso. Ainda faltavam, no entanto, alguns elementos na plataforma como placas de sinalização e mobiliário, aparentemente.

Um grande avanço foi notado no viaduto ao sul da estação. As lajes de uma das vias já era preparada para a concretagem e é bastante possível que até a inauguração ao menos um pequeno trecho da estrutura elevada esteja com as obras brutas finalizadas.

Laje do viaduto ao sul de Mendes-Vila Natal (iTechdrones)

Pelo aspecto psicológico, seria um adendo importante já que para abrir Mendes-Vila Natal sem o viaduto, a CPTM montou estruturas provisórias nas vias, incluindo um poste de energia no meio dos trilhos. Poucos metros depois, no entanto, as vias acabam abruptamente.

Já no trecho entre Mendes-Vila Natal e Grajaú, os trilhos e rede aérea de energia estavam praticamente concluídas, assim como a nova subestação. Ainda será preciso realizar testes na extensão, o que pode ocorrer dentro de algumas semanas.

Seis meses de operação pela CPTM

Se a previsão for confirmada, a estação Mendes-Vila Natal vai virar realidade cerca de uma década depois de ter sido anunciada pelo governo do estado. O então governador Geraldo Alckmin revelou o projeto da extensão até Varginha em julho de 2011 durante ampliação do horário de funcionamento da Linha 4-Amarela do Metrô.

Na época, estimava-se que o projeto custaria R$ 260 milhões, valor que acabou sendo bem superior após duas licitações diferentes e diversos atrasos pelo caminho.

Embora vá inaugurar a nova estação, a CPTM só deverá ficar à frente da sua operação até janeiro do ano que vem, quando a concessionária ViaMobilidade Linhas 8 e 9, controlada pela CCR e grupo RUASInvest, assumir tanto a Linha 9-Esmeralda quanto a Linha 8-Diamante.

Previous Post

Licitação para reativação de plataformas de Palmeiras-Barra Funda não tem interessados

Next Post

“Pacotão” de concessões do governo Doria para a Metra também está sendo analisado pelo TCE

Related Posts