Consórcio ViaMobilidade – Linha 15 assumirá Linha 15-Prata do Metrô

Trem do monotrilho estacionado em Vila União

Sem surpresas, a CCR deverá assumir mais uma linha do Metrô de São Paulo, a 15-Prata de monotrilho. Em leilão ocorrido nesta tarde de segunda-feira (11) na Bolsa de Valores de São Paulo, o consórcio ViaMobilidade – Linha 15 foi o único a apresentar proposta para operar o ramal por 20 anos. O lance mínimo pedido pelo governo do estado era de R$ 159 milhões e o consórcio ofereceu apenas R$ 160 milhões.

Caso os documentos apresentados pelo consórcio estejam de acordo, a ViaMobilidade – Linha 15 será declarada vencedora da licitação. Entre os próximos passos estão o pagamento da outorga ao governo, a criação de uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) e a assinatura do contrato de concessão. A partir daí haverá um período de transição quando a nova empresa ficará a par da operação da linha, hoje nas mãos da Companhia do Metropolitano de São Paulo, o Metrô. Baseado na experiência com a Linha 5-Lilás, leiloada no ano passado, é provável que a ViaMobilidade – Linha 15 assuma o ramal entre junho e julho deste ano.

A linha, que deveria contar com 24 km, será entregue ao concessionário com apenas 15,3 km e 11 estações – as demais estações ainda dependem da decisão da gestão Doria para sair do papel.

Sindicato “acertou”

A falta de concorrentes e a pretensão já assumida da CCR em participar do leilão já a colocavam como favorita no certame. Aliás, o Sindicato dos Metroviários já anunciava a empresa como vencedora desde a semana passada, alegando que o partido do governador (PSDB) tem “doado” as linhas do Metrô para a CCR. O órgão sindical, no entanto, não detalhou como dizia saber do resultado.

Como comentado pelo site anteriormente, a CCR passará a contar com uma extensa rede privada de metrô após a concessão da Linha 15-Prata. Serão cerca de 60 km quando as linhas 15, 17 e 4 estiverem com suas obras atuais concluídas. Além de São Paulo, a CCR também opera o Metrô de Salvador.

Se tem conseguido manter as linhas 4 e 5 com um bom atendimento, a CCR terá um grande desafio em melhorar a confiabilidade da Linha 15. Primeiro monotrilho de grande capacidade do Brasil, o ramal sofre com problemas desde que foi aberto, em 2014. Já são anos em testes, além de incidentes como peças que despencaram da via e trens que se chocaram. Além disso, as obras civis teimaram em atrasar.

Nascido como solução veloz para melhorar a mobilidade na cidade, a Linha Prata demorou tempo demais para crescer. Apenas no ano passado mais quatro estações foram abertas enquanto outras quatro estão com as obras paradas por abandono do consórcio responsável. Certamente, operá-la não será tão fácil quanto vencer o leilão.

Previous Post

Metrô cancela licitação de 15 terminais de ônibus ligados às suas estações

Next Post

Doria promete quatro novas estações da Linha 15-Prata até dezembro

Related Posts