CPTM seleciona consórcio que fará anteprojeto da extensão da Linha 13 até Bonsucesso

Consórcio Projetista L13 Leste receberá R$ 2,6 milhões para desenvolver estudos ambiental, mercadológico e econômico-financeiro para viabilizar trecho no sentido leste do ramal

Trem da Linha 13-Jade (Jean Carlos)

A CPTM anunciou nesta semana a seleção do consórcio Projetista L13 Leste (Egis , Oficina e Addax) para realizar o anteprojeto de arquitetura e engenharia, além de estudos ambientais e econômicos da extensão leste da Linha 13-Jade.

A licitação havia sido lançada em setembro do ano passado e teve a sessão pública realizada em dezembro. O julgamento das propostas técnicas dos consórcios habilitados ocorreu em 14 de março, mas uma semana depois a companhia suspendeu o certame após a interposição de recurso pela empresa GPO Sistran.

No dia 12 deste mês, no entanto, a CPTM julgou o recurso, mas negou provimento à empresa. Já no dia seguinte houve a análise das propostas comerciais em que o consórcio Extensão Leste Linha 13 (EBEI, Logit e Metroeng) foi classificado em 1º lugar.

Na ponderão entre as propostas técnicas e financeira, no entanto, o  consórcio Projetista L13 Leste (2º colocado na avaliação comercial) foi apontado vencedor da concorrência. A empresa fez uma proposta no valor de R$ 2.579.309,40.

Possível trajeto da Linha 13-Jade até Bonsucesso (Jean Carlos)

A extensão leste da Linha 13, após a estação Aeroporto Guarulhos, prevê a construção de outras quatro estações até a região de Bonsucesso, próximo à Via Dutra. No escopo deve ser incluído um pátio de manutenção e estacionamento, além de cerca de 10 km de vias – todos esses elementos, no entanto, dependerão das análises feitas pelo consórcio sobre sua viabilidade técnica e financeira.

O prazo de execução de serviços é de 16 meses a contar da ordem de serviço. Caso a CPTM autorize o início dos trabalhos em maio, o consórcio deverá entregar o anteprojeto e os estudos até setembro de 2023.

Só então será possível quantificar o custo de implantação do trecho e sua viabilidade numa das regiões mais populosas e carentes da Grande São Paulo. Resta saber se a próxima gestão estadual manterá os planos de estender a Linha 13 em direção leste sem que o ramal possua vias próprias além de Engenheiro Goulart.

9 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
3 anos atrás

Importante isso para facilitar que vem de outras regiões de Guarulhos.
Tenho uma ressalva para verificar qual será o trajeto pós estação pós Jd. Eucaliptos devido a questão as diversas residências e empresas que geram empregos no entorno do aeroporto e bairros adjacentes como: Haroldo Veloso, Jd. São João, Jd. Pres. Dutra, e Bonsucesso.
Ainda no Jd. São João tem uma ocupação de tamanho considerável feita pelo MTST ao lado do terminal de ônibus.

Guilherme
Guilherme
3 anos atrás

Essa linha devia ser estendida até o Arujá no Terminal Barreto pois essa região é bem carente de transporte e os ônibus não suprem a demanda fora que daí a Linha poderia chegar até Itaquaquecetuba indo de encontro com a Linha 12 Safira fechando o ramal igual que acontece com os pontos de baldeação entre as linhas 11 e 12.

Leoni
Leoni
3 anos atrás

Focar na expansão e na sua a extensão desta linha 13-Jade no sentido Guarulhos ainda nesta década deveria ser prioritário com as quatro estações indicadas, Jardim dos Eucaliptos, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso que iria atrair usuários de outros municípios limítrofes como Arujá, Santa Isabel, Itaquaquecetuba entre outros periféricos e levarão o ramal para uma região totalmente carente de transporte sobre trilhos no entorno do aeroporto, onde iria aguardar a chegada da Linha 2-Verde ainda nesta década (2028) em que seria construído um pátio e um terminal de manutenção de trens, afinal este é o município do Brasil com 1,4 milhões de habitantes e não tem Trem Metropolitano e nem Metrô, e esta linha 13-Jade está com uma demanda ociosa de 16 mil contra uma capacidade de mais de 120 mil, ao invés de se lançar novas linhas como esta Linha 19-Celeste que só seriam viáveis e exequíveis na prática após a década de trinta!

Felipea1000
Felipea1000
3 anos atrás
Responder para  Leoni

Acho que essa linha não deveria terminar em Bonsucesso e sim em na cidade de Santa Isabel… depois da estação Bonsucesso (que deveria se chamar Inoccop/Bonsucesso) deveria ser construido um túnel e criar a estação Nova Bonsucesso em formato subterraneo (igual o Metrô) próximo a avenida Armando Bei e depois as paradas Sadokim/Jardim Alamo, Arujá Barreto e a estação final Santa Isabel… iria encarrecer mais obra, porém a rapidez e melhoria de qualidade de vida para quem mora nessas regiões iria ser enorme.

Marcos Henrique Saat
Marcos Henrique Saat
3 anos atrás
Responder para  Felipea1000

Também acho que esta linha deveria ser estendida até Santa Isabel ou pelo menos até Aruja.

Felipea1000
Felipea1000
3 anos atrás

O problema dessa expansão até o Bonsucesso vai ser o gargalo gigante que vai ter em Engenheiro Goulart se não forem construidas as vias ferreas da linha 13 ate o Brás (ou Chacara Klabin), pois provavelmente essa a linha vai ter uma demanda altissima e ficar dependente dos trilhos da linha 12 vai provocar um caos absurdo nesses trechos.

Bruno Ventura
Bruno Ventura
3 anos atrás
Responder para  Felipea1000

A Linha 13 chegará até a estação Barra Funda bem antes dessa extensão sair. Isso não será problema.

Felipea1000
Felipea1000
3 anos atrás
Responder para  Bruno Ventura

Sim, porém mesmo ela chegando em Barra Funda, ela vai continuar usando trilhos de outras linhas após Engenheiro Goulart (L12 até Brás e troca para L11 até Barra Funda) quero quando chegar em Bonsucesso e demanda for bem alta e a CPTM será obrigada a por intervalo bem mais baixos que hoje e vai prejudicar o carrossel das outras duas linhas ou a L13 passa a ter trilhos próprios até o Brás ou vai ser um caos gigante com trens indo em velocidade de tataruga e um enorme gargalo em Engenheiro Goulart.

Eric Henrique
Eric Henrique
3 anos atrás
Responder para  Felipea1000

Comentário sensato. Tem q ir até os Pimentas, e depois ir até Santa Izabel.