Após a publicação do Estudo de Impacto Ambiental da Linha 19-Celeste, novas informações foram disponibilizadas sobre o ramal que ligará Guarulhos ao centro de São Paulo.
Após percorrer todas as estações em uma série de matérias, hoje destacamos a estação terminal da primeira fase de implantação da Linha 19-Celeste, a estação Anhangabaú.
Confira também as matérias das demais estações da Linha 19-Celeste:
- Estação Itapegica
- Estação Dutra
- Estação Vila Augusta
- Estação Guarulhos
- Estação Bosque Maia
- Estação Jardim Julieta
- Estação Jardim Brasil
- Estação Jardim Japão
- Estação Curuçá
- Estação Vila Maria
- Estação Catumbi
- Estação Silva Teles
- Estação Pari
- Estação Mercado (excluída)
- Estação São Bento
A estação Anhangabaú estará localizada na Praça da Bandeira, na confluência das avenidas 9 de Julho e 23 de Maio. O corpo da estação será construído sob o Terminal Bandeira.

A principal funcionalidade da estação Anhangabaú está atrelada ao atendimento à região central da cidade de São Paulo. Além disso possui importante papel integrador ao se conectar com a Linha 3-Vermelha e também ao Terminal Bandeira gerenciado pela SPTrans.
Destaca-se também a presença de importantes avenidas no entorno da estação como o Avenida Tiradentes, Avenida Prestes Maia, Avenida 23 de Maio, Avenida 9 de Julho e a Avenida Santo Amaro.
O local está localizado em uma zona de centralidade onde se destaca a acentuada verticalização e o uso predominantemente comercial com a presença de serviços públicos e privados.

Ao redor da estação Anhangabaú existem uma série de equipamentos importantes. O EIA destaca as seguintes estruturas:
• Biblioteca Mario de Andrade;
• EE Dra. Maria Augusta Saraiva;
• EE Paulo Machado de Carvalho;
• Terminal Bandeira SPTRANS;
• Shopping Light;
• Teatro Municipal;
• Teatro Renault;
• Cine Jóia;
• Escola de Dança da Cidade de São Paulo;
• Galeria Prestes Maia;
• Edifício Matarazzo – Prefeitura de São Paulo;
• Câmara Municipal de São Paulo;
• Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo;
• Escola de Comércio Álvares Penteado;
• Caixa Cultural;
• Centro Cultural Banco do Brasil;
• Espaço Bovespa;
• Museu Santander Banespa;
• Catedral Metropolitana da Sé;
• Páteo do Colégio;
• Poupatempo Luz;
• Mosteiro São Bento;
• Colégio São Bento;
• Ministério Público do Estado de São Paulo;
• Tribunal de Justiça de São Paulo;
• Procuradoria Geral do Estado;
• Fórum João Mendes Jr;
• Galeria Olido;
• Praça das Artes;
• Edifício Altino Arantes;
• Faculdade FINACI;
• Museu e Capela Padre José de Anchieta;
• Universidade Anhembi Morumbi;
• SESC 24 de Maio;
• Edifício Martinelli.
O EIA ainda destaca a interferência de diversos córregos que passam pela região. Um piscinão deverá ser construído para mitigar problemas em caso de eventual cheia.
“Outro, porém, são os córregos que impactam direta e indiretamente a obra: Córrego do Saracura (sob a Avenida 9 de Julho), Ribeirão do Itororó (sob a Avenida 23 de Maio) e Córrego Bexiga, junto a Câmara Municipal de São Paulo. Para tanto, prevê-se a construção de um piscinão na região que controle eventuais cheias dos afluentes do Ribeirão Anhangabaú, evitando danos à futura estação.”

Um dos principais desafios para a implantação da nova estação deverá ser a construção da integração com a Linha 3-Vermelha. O EIA indica que esta ligação se dará no acesso leste da Linha 3, atualmente o menos demandado.
Entretanto novos estudos deverão ser realizados para verificar a viabilidade da proposta, bem como encontrar soluções, já que a estação Anhangabaú apresenta condições críticas por conta da lotação dos trens durante o pico da tarde, sem considerar o grande fluxo de passageiros que adentram a estação que atualmente possui plataforma central.

A demanda prevista para a estação Anhangabaú é de 95 mil passageiros por dia, segundo o projeto funcional. Cerca de 56% desta demanda será oriunda das transferências entre a Linha 3-Vermelha e 19-Celeste. A estação deverá ter 30 metros de profundidade.