Estação Anhangabaú da Linha 19-Celeste será a mais lotada do ramal

A nova estação receberá aproximadamente 95 mil passageiros por dia que poderão se integrar com a Linha 3-Vermelha e com os ônibus municipais no Terminal Bandeira
Estação Anhangabaú da Linha 19-Celeste (Jean Carlos)

Após a publicação do Estudo de Impacto Ambiental da Linha 19-Celeste, novas informações foram disponibilizadas sobre o ramal que ligará Guarulhos ao centro de São Paulo. 

Após percorrer todas as estações em uma série de matérias, hoje destacamos a estação terminal da primeira fase de implantação da Linha 19-Celeste, a estação Anhangabaú.

Confira também as matérias das demais estações da Linha 19-Celeste:

A estação Anhangabaú estará localizada na Praça da Bandeira, na confluência das avenidas 9 de Julho e 23 de Maio. O corpo da estação será construído sob o Terminal Bandeira.

Implantação da estação (CMSP)

A principal funcionalidade da estação Anhangabaú está atrelada ao atendimento à região central da cidade de São Paulo. Além disso possui importante papel integrador ao se conectar com a Linha 3-Vermelha e também ao Terminal Bandeira gerenciado pela SPTrans.

Destaca-se também a presença de importantes avenidas no entorno da estação como o Avenida Tiradentes, Avenida Prestes Maia, Avenida 23 de Maio, Avenida 9 de Julho e a Avenida Santo Amaro.

O local está localizado em uma zona de centralidade onde se destaca a acentuada verticalização e o uso predominantemente comercial com a presença de serviços públicos e privados.

Acessos da estação (CMSP)

Ao redor da estação Anhangabaú existem uma série de equipamentos importantes. O EIA destaca as seguintes estruturas:

• Biblioteca Mario de Andrade;
• EE Dra. Maria Augusta Saraiva;
• EE Paulo Machado de Carvalho;
• Terminal Bandeira SPTRANS;
• Shopping Light;
• Teatro Municipal;
• Teatro Renault;
• Cine Jóia;
• Escola de Dança da Cidade de São Paulo;
• Galeria Prestes Maia;
• Edifício Matarazzo – Prefeitura de São Paulo;
• Câmara Municipal de São Paulo;
• Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo;
• Escola de Comércio Álvares Penteado;
• Caixa Cultural;
• Centro Cultural Banco do Brasil;
• Espaço Bovespa;
• Museu Santander Banespa;
• Catedral Metropolitana da Sé;
• Páteo do Colégio;
• Poupatempo Luz;
• Mosteiro São Bento;
• Colégio São Bento;
• Ministério Público do Estado de São Paulo;
• Tribunal de Justiça de São Paulo;
• Procuradoria Geral do Estado;
• Fórum João Mendes Jr;
• Galeria Olido;
• Praça das Artes;
• Edifício Altino Arantes;
• Faculdade FINACI;
• Museu e Capela Padre José de Anchieta;
• Universidade Anhembi Morumbi;
• SESC 24 de Maio;
• Edifício Martinelli.

O EIA ainda destaca a interferência de diversos córregos que passam pela região. Um piscinão deverá ser construído para mitigar problemas em caso de eventual cheia.

“Outro, porém, são os córregos que impactam direta e indiretamente a obra: Córrego do Saracura (sob a Avenida 9 de Julho), Ribeirão do Itororó (sob a Avenida 23 de Maio) e Córrego Bexiga, junto a Câmara Municipal de São Paulo. Para tanto, prevê-se a construção de um piscinão na região que controle eventuais cheias dos afluentes do Ribeirão Anhangabaú, evitando danos à futura estação.”

Bloqueios da estação e futuro piscinão (CMSP)

Um dos principais desafios para a implantação da nova estação deverá ser a construção da integração com a Linha 3-Vermelha. O EIA indica que esta ligação se dará no acesso leste da Linha 3, atualmente o menos demandado.

Entretanto novos estudos deverão ser realizados para verificar a viabilidade da proposta, bem como encontrar soluções, já que a estação Anhangabaú apresenta condições críticas por conta da lotação dos trens durante o pico da tarde, sem considerar o grande fluxo de passageiros que adentram a estação que atualmente possui plataforma central.

Corte da estação (CMSP)

A demanda prevista para a estação Anhangabaú é de 95 mil passageiros por dia, segundo o projeto funcional. Cerca de 56% desta demanda será oriunda das transferências entre a Linha 3-Vermelha e 19-Celeste. A estação deverá ter 30 metros de profundidade.

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8 comments
  1. Vai ter artigos sobre as estações Bela Vista, Brigadeiro e Jardim Paulista? ( Graças ao Artigo sobre a Linha 16 Violeta )

  2. Houve alguma definição sobre o traçado da 2ª fase? Vai seguir rumo ao Campo Belo, como o projeto original, ou vai pra Vila Olimpia, segundo o que foi veiculado recentemente?

  3. Noticia desta tal “linha 19” nao merece qualquer atençao, discussao, interesse, pois TODOS NÓS q neste momento estamos lendo e rindo deste artigo CERTAMENTE nem estaremos vivos para presenciar e usufluir a inauguraçao desta tal “linha 19” , senao vejamos : a decantada, aguardada, arrebentada, furada da LINHA 6 , disse linha 6 q o tal tatuzao esta tentando perfurar com a incrivel velocidade d 15 metros por semana, ou por mes, nem sei +, esta prevista para inicio d funcionamento NO FIM D 2015 ( fim do ano d dois mil e vinte e cinco ) portanto 3 anos from today, com o agravamento q esta data CERTAMENTE sera estendida até fins d 2 0 3 0 ……. POrtanto caros, tentem nos informar com atualizaçoes MAIS concretas e plausiveis e nao sonhos d um seculo d provisao. ka..ka..

  4. A superlotação desta estação me preocupa muito. Pois em dias atuais já é bastante difícil transitar por ela. Desde muito tempo já havia pensado na necessidade da adição de plataformas laterais, as plataformas centrais como forma de distribuição do fluxo de passageiros. Agora com os estudos avançando e a grande possibilidade da construção da linha 19, que se conectará a rede já existente, junto ao Anhangabau, não vejo outra alternativa para melhorar o fluxo e a distribuição de passageiros, senão com a ampliação da estação ppr meio da adição de plataformas centrais.

  5. Vão falar nada sobre o absurdo do detector de metais que o metrô quer implantar? Agora que não podem mais obrigar o uso de máscaras querem arrumar um outro jeito de inibir passageiros pois até parece que isso irá acabar com os assaltos nas estações!!

  6. Sei que é tarde, o projeto já andou.
    No Largo Santa Cecília existe um terreno bem grande a venda e a integração certamente seria bem mais simples. Sendo que a demanda atual da estação é menor que Anhangabaú.

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