Expresso Aeroporto teve baixo impacto no aumento de passageiros na Linha 13-Jade

Dados divulgados pela CPTM mostram que a estação Aeroporto Guarulhos, que atende ao terminal, viu o movimento subir apenas 12% em dezembo, mês de estreia do serviço
Trem do Expresso Aeroporto na estação da Luz (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

A estreia do novo Expresso Aeroporto, ligando a estação da Luz à Aeroporto Guarulhos, na Linha 13-Jade, em dezembro, teve pouco efeito no aumento do número de passageiros transportados pelo ramal da CPTM. É o que mostram os dados de movimento de usuários divulgados pela companhia nesta semana.

Embora as informações sejam pouco claras, é possível registrar que a estação Aeroporto Guarulhos, que atende ao aeroporto internacional (e que é o principal motivo do expresso), teve um ligeiro aumento de passageiros transportados, indo de 143,6 mil usuários em novembro para 161,5 mil usuários em dezembro, crescimento de 12,4%. Em média, 577 passageiros a mais utilizaram a parada no mês passado, tradicional período de viagens aéreas.

Os dados da estação Guarulhos-CECAP, que atende uma região nas proximidades do aeroporto, são mais modestos. O crescimento foi de 4 mil usuários (7,1% entre novembro e dezembro). Vale lembrar que o Expresso Aeroporto passou a atender essa estação, que antes só tinha paradas do serviço normal até Engenheiro Goulart.

Os dados divulgados pela CPTM, no entanto, não esclarecem se os números da Linha 13 incluem de fato os passageiros que embarcaram na estação da Luz. Por essa razão, o site preferiu comparar o embarque pelas duas estações acima. O movimento geral do ramal foi de 241.047 passageiros em dezembro, aumento de 10% em relação aos 219.548 usuários transportados em novembro.

Projetada para transportar 120 mil usuários em dias úteis, a Linha 13-Jade tem movimentado menos de 9 mil passageiros em média. Parte do motivo é a pandemia, que reduziu a demanda no transporte público de forma geral, mas isso não minimiza o fato de que o ramal, que estreou em 2018, ainda deve um serviço muito melhor para um projeto moderno, o primeiro tirado do papel pela CPTM.

Ampliação do serviço

Em dezembro, após meses operando apenas entre Aeroporto Guarulhos e Engenheiro Goulart, a Linha 13-Jade passou a contar com o novo Expresso Aeroporto. Na nova configuração, o serviço funciona entre Luz e Aeroporto Guarulhos, com parada em Guarulhos-CECAP em ambos os sentidos, e Brás apenas no sentido centro. As partidas ocorrem a cada hora durante todo o funcionamento da CPTM. Além do expresso, há ainda o serviço regular nas três estações do ramal.

Movimento na estação Aeroporto Guarulhos cresceu 12% em dezembro (CPTM)

Apesar da ampliação, as viagens da Linha 13 continuam a ocorrer em intervalos muito altos até mesmo para os padrões da CPTM. Na melhor situação, os passageiros aguardavam 20 minutos entre um trem e outro, ou quatro vezes mais que na Linha 12, cujo serviço não é dos mais admirados na companhia. Embora tenha sete novos trens da Série 2500, a linha funcionava até pouco tempo atrás apenas com quatro composições, duas no expresso e duas no serviço parador.

Como já ressaltado neste site, o gargalo envolve sobretudo o sistema de sinalização, que atrasou. A expectativa era que houvesse algum progresso no final do ano passado, mas nada ocorreu. Além disso, há as limitações para que os trens da Linha 13 compartilhem as vias da Linha 12 e 11 até o centro de São Paulo, o que impede que mais viagens sejam feitas.

Para resolver essa situação, a CPTM assinou contrato para modernizar a Linha 12 e reduzir o intervalo para apenas 3 minutos. O serviço, com prazo de 18 meses, deveria ser concluído no primeiro semestre de 2022, porém, informação do relatório de transparência da companhia estima que os trabalhos serão finalizados apenas em 2024.

O site questionou a CPTM sobre essa divergência de datas, mas não havia recebido resposta até a publicação da nota.

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  1. Precisamos de uma linha de metrô, ou trem para a população geral em Guarulhos, onde pagamos valores de passagens alto de ônibus, pq não tem extensão para a população?.Não é viável para a prefeitura, né

    Queremos funcionalidade e não somente para passageiros que viajam de avião, esses mesmo não querem esses serviços….

    Queremos estações para a população q vem apertados dentro de ônibus velhos e passagens com valores altos

    1. “não somente para passageiros que viajam de avião, esses mesmo não querem esses serviços….” Peraí, quem te disse que não queremos? Muitas vezes o taxi ou o Uber pra ir pro aeroporto sai mais caro do que a passagem, sabia? Fora o trânsito que se pega. Precisa atender aos usuários do aeroporto também!

      1. Foi equivocada a decisão da linha 13 Jade não ter a parada ao menos na estação Engenheiro Goulart. As composições que vêm de Calmon Vianna são extremamente lotadas, sendo quase impossível algum passageiro embarcar, no horário de pico, na estação Engenheiro Goulart com destino ao Brás.
        Quando tinha a parada das composições da linha 13 Jade (conect) na estação Engenheiro Goulart, amenizava também a linha 12 Safira, que vem de Calmon Vianna.
        Por favor, revejam essa decisão de não ter parada ao menos na estação Engenheiro Goulart. Quem está na zona leste e quer ir para o aeroporto é obrigado viajar até a estação Luz para depois retornar… inconcebível!!! Por favor, revejam isso!!! A estação Engenheiro Goulart é a mais indicada para servir de conexão.

        1. Estou plenamente de acordo!

          A estação Eng. Trindade, demolida de forma inexplicável pela CPTM, também faz falta.

          Se ainda existisse e fosse modernizada, ajudaria a desafogar a estação Penha do metrô no horário de pico da manhã. Todos os ônibus vindos de Guarulhos para a Penha (incluindo o Mercado) passam por lá. Seria ótimo se esses passageiros pudessem embarcar numa estação menos movimentada e com menos paradas, sem alterar seu trajeto.

      2. Mas acontece que vocês são menoria a comparar com um milhão e meio que e o caso da população da cidade, que por sinal é a segunda maior cidade do estado e a primeira fora as capitais

  2. Precisamos que esse trem que atende até estação Luz, pare em todas as estações que passa. Assim terá aumento de passageiros de verdade.

  3. No meu caso, gostaria que a prefeitura de Guarulhos tivesse uma maior sintonia com o governo estadual, pois acredito que tendo uma integração de valores de ônibus municipal+CPTM ou vice verso, vai aumentar quantidade de usuários, e mais ônibus municipal para estações aeroporto-guarulhos e parque Cecap ajudaria muito.

  4. Ola GISLEINE
    No ano passado eu postei aqui este comentário
    ” 20/08/20
    Olá Sr. Ricardo e amigos participantes
    É inacreditável o que acontece com esta linha, era para ser uma solução que resolveria o terrível problema de se chegar ou sair do aeroporto, principalmente nos horários de pico no trânsito, no entanto fica claro que não há interesse das partes envolvidas em resolver a questão. Se não querem porque não fazer uma extensão para dentro de Guarulhos, uma cidade que merece e tem o direito de ter um acesso de qualidade para SP. Hum milhão de habitantes não podem ser desprezados por conveniências ou divergências politicas seja de quem for. Abraços e fiquem com Deus……..sempre ”
    Bem eu não sou da sua região, mas eu ia sempre no aeroporto, centro e arredores de Guarulhos. O que falta é vontade politica, quem sabe um dia um politico importante de uma olhada em nossas sugestões, afinal não somos lobos uivando para a lua.
    Fique bem e cuide-se
    Gilberto

  5. Tá bem claro que há demanda se utilizar as estações Tatuapé e Brás. Seria um conect que iria agora até a luz, não entendo que tipo de estudos são esses que eles fazem, pq não consultam os usuários? Tanta rede social, formulários on line, falem com os usuários @cptm.

  6. A questão é..PSDB nunca se preocupou com Guarulhos…digo povo de Guarulhos. Quando fazem alguma coisa fazem errado..tipo corredor de ônibus que liga vila Galvão ao Cesar.. ninguém usa esse serviço. Os ônibus passam vazios e correndo feito loucos..com grande possibilidade de atropelamento. Rodo anel não é para os Guarulhenses..mas sim para quem passa por Guarulhos. Os cidadãos que fiquem a mingua. Sem acesso ao rodoanel.

  7. A quem possa interessar

    É preciso inserir linha de ônibus que ligue os bairros até as estações, aeroporto e cecap. Para ter mais adesão.
    Obrigado

  8. Para os passageiros do aeroporto utilizar o trem é quase inviável, pois depende de um ônibus que circula entre os terminais e a estação de trem a cada 15 minutos, sempre lotado, e depois ainda a espera pelo trem, imagina isto com malas? Pegar o trem nestas condições se torna um transtorno não uma comodidade, foi um erro abismal não fazer a estação conectada diretamente ao aeroporto.

    Outro ponto é a falta de conectividade da linha, fazer duas baldeações na Eng. Goulart e no Brás não é prático, o intervalo do expresso a cada uma hora é longo, e quem está na zona leste precisa ir até a luz e depois voltar, uma linha direta com paradas regulares no Tatuapé e Brás seria muito mais útil à população.

    Outro erro foi inaugurar a linha com tarifas diferenciadas e sem conectividade do trem expresso no início da operação, isto afastou muitos passageiros potenciais da linha, criando resistência ao seu uso, agora convencer estes passageiros de que a linha é viável será mais um trabalho.

    Enfim, uma linha importante, que ficou sujeita a uma séria de intervenções políticas desprezando aspectos técnicos, e que por fim colhe estes resultados.

    1. Simple de aumentar, coloca todos os trens até a luz paradas engenheiro Vilar,Tatuapé e Brás ida e volta e trens nem que seja de 30 em 30 min. ai aumenta é muito os passageiros

  9. Esse trem poderia parar no Tatuapé na ida e na volta parar nos mesmos lugares. Não tem motivo de voltar sem parada. A população necessita desse transporte.

  10. Sempre investindo em maquiagens, trem novo, com luzinha de Natal. O problema é que sair e chegar desse aeroporto é quase uma missão impossível com esse projeto feito nas coxas. Me diga que conectividade tem sair da estação luz? Ligar no Brás e Tatuapé é essencial! Que vergonha. Eu que usava essa linha diariamente sei como é bem desgastante.

  11. Vergonha! Uma linha que custou milhões e mau planejada. Não atende de forma exemplar os usuários e funcionários do Aeroporto. E muito menos a população de guarulhos que trabalha em São Paulo.

  12. Uma pesquisa simples poderia ajudar e muito a CPTM entender a viabilidade econômica no preço que prática X oferta de horários X demanda X concorrência direta no mesmo destino.
    Com maior conforto, 15 em 15 minutos em media, mais barato e na porta de embarque Ha opção no Tatuapé oferecido pela EMTU. Locais Turísticos como PARANAPIACABA sofre o mesmo problema! Obs: Desculpa programada da PANDEMIA para assunto antigo enfraquece a saude da Gestão desse assunto.

  13. Ninguém se fala mais da expansão para o bonsucesso que conserteza salvaria a demanda dessa linha, é uma pena que temos um governador tão desonesto com a população! Pra mim a linha 13 deveria continuar ir até o parque da Mooca ou até o ipiranga da linha 10 e 15, e futuramente a linha 6

  14. Então acredito que se colocar ônibus que vai até o trem do aeroporto e Cecap a adesão para usar o trem como meio de transporte da linha jade até a estação da luz será maior.

  15. Pessoal, a CPTM está trabalhando na melhora da sinalização entre Brás e Tatuapé, o que mostra clara a intenção de trazer o parador até o Brás. Tanto que na plataforma do antigo Connect, não foi retirado a placa de destino, só foi coberta com um adesivo vermelho por cima.
    Tá muito.na cara que o parador será Brás-Aeroporto (futuramente Bonsucesso) e o expresso será Barra Funda/Luz/Aeroporto

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