O Metrô assinou nesta terça-feira, 1º de fevereiro, o contrato para a construção das estações Boa Esperança e Jacu Pêssego além do Pátio de Manutenção Ragueb Chohfi da Linha 15–Prata.
O documento foi assinado com o Consórcio Expresso Boa Esperança – formado pela Construtora Queiroz Galvão S/A e MPO Soluções LTDA – que agora deve preparar o cronograma de trabalho para iniciar a elaboração do projeto executivo e a construção.
A assinatura do contrato ocorre após um longo período de licitação, em que 11 consórcios enviaram propostas, mas o Metrô desclassificou os primeiros colocados por razões variadas.
Por conta disso, cinco grupos entraram com recursos administrativos, porém, a companhia não os aceitou, ratificando a escolha do Boa Esperança, dono de uma proposta no valor de R$ 461.022.933,00.
Apesar da assinatura abrir caminho para início dos trabalhos, a probabilidade de que algum dos consórcios entre na Justiça para impedir sua execução é grande já que os argumentos utilizados pelo Metrô para desclassificá-los foram bastante questionáveis.

Com as 2 novas estações, após Jardim Colonial, a linha ganhará mais 3 km de extensão. As entregas devem ocorrer até 2024.
Para atender a demana, o Metrô assinou em janeiro um contrato para a aquisição de 19 novos trens modelo Innovia 300 junto à Bombardier (Alstom). As composições de monotrilho serão produzidas na China pela CRRC e devem ser entregues no mesmo ano que as novas estações.
Ainda este ano está prevista a licitação da expansão da outra ponta, ligando a estação Vila Prudente a estação Ipiranga, da Linha 10 – Turquesa, da CPTM.