O governo do estado iniciou finalmente as obras da nova estação Francisco Morato, da Linha 7-Rubi da CPTM. Os trabalhos começarão pela demolição de estruturas que existem onde será erguida a nova estação, além de levantamentos topográficos na área.
A obra será realizada pelo consórcio Telar-Spavias, que venceu a concorrência no ano passado oferecendo R$ 114,9 milhões para construir a nova parada. Para os usuários da região é um alívio ver que as obras finalmente estão começando afinal a promessa de melhorar o serviço na cidade é antiga. A obra chegou a ser licitada, porém, em 2015 a empresa contratada se recusava a seguir com os trabalhos, entrando com uma liminar na Justiça.
“Chamei a empresa para ver qual era o problema e eles diziam que o projeto, que isso e aquilo… Aí nós chamamos a prefeita de então, com sua equipe técnica. Eles avaliaram o projeto, que não tinha problema algum, e conseguimos rescindir o contrato e relicitar a obra”, explicou o secretário Clodoaldo Pelissioni, da pasta de Transportes Metropolitanos, durante o evento de início das obras.
Agora, a nova construtora tem um prazo de 36 meses para finalizar a nova estação, o que significa prever que ela ficará pronta por volta do final de 2020 caso não ocorram atrasos. O novo prédio contará com 6 mil m² de área construída, três elevadores, cinco escadas rolantes, acessibilidade e três plataformas de embarque.
Antes da abertura da nova estação, a CPTM e a prefeitura de Francisco Morato entregarão no fim deste ano duas escadas rolantes para integrar a estação com o terminal de ônibus.
Novos trens
Enquanto conhecia as novas estações da Linha 15-Prata do Metrô e que serão abertas em março, o governador Geraldo Alckmin anunciou a entrega de mais dois trens da Série 9500 para a Linha 7 no final de fevereiro, além de outros dois Série 8500 (CAF) para a Linha 11-Coral. Com isso mais da metade da encomenda de 65 trens fechada em 2013 estará em operação na CPTM.
Veja também: CPTM está próxima de quebrar três tabus de sua história
