Oito empresas apresentam propostas para realizar levantamentos de desapropriações da Linha 20-Rosa

Metrô intimou proponente com o valor de R$ 97,5 mil a apresentar documentos para habilitação até 7 de março. Ramal é considerado prioridade do governo do estado
Linha 20-Rosa deverá ter 33 km de extensão e 24 estações (Jean Carlos)

O Metrô realizou nesta quinta-feira, 2, a sessão de recebimento de propostas para a licitação de laudo de avaliação das áreas a serem desapropriadas para a implantação da Linha 20-Rosa.

Oito empresas compareceram à sessão, com propostas entre pouco menos de R$ 100 mil até quase R$ 2 milhões. Como é praxe nesse tipo de edital, a companhia selecionou a proposta de menor valor, feita pela KS Engenharia de Avaliações e Perícias, que solicitou R$ 97.440 pelo serviço.

Agora, a KS terá até o dia 7 de março para apresentar documentos que comprovem sua capacidade d executar o levantamento. Caso não seja aprovada, o Metrô chamará o 2º colocado, CTA Consultoria Técnica e Assessoria, que pediu R$ 98 mil.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O edital envolve a realização de pesquisas referentes aos imóveis que estão nas proximidades do local escolhido pelo Metrô para implantar 14 estações e um pátio na Lapa. O trecho vai da estação Santa Marina a Avenida Prof. Abraão de Morais e é considerado prioritário no projeto da Linha 20-Rosa. A exceção aqui é a futura estação Cerro Corá, que fará a ligação com a Linha 2-Verde e que é parte de outra licitação.

Opinião: “prioridade” para ambas

Em seus dois meses de mandato, o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem mostrado algumas indefinições a respeito da expansão metroferroviária de São Paulo. Seu secretário Rafael Benini, de Parcerias em Investimentos, afirmou inicialmente que a gestão escolheria entre as linhas 19-Celeste (Anhangabaú-Bosque Maia, em Guarulhos) e 20-Rosa qual seria priorizada. Na semana passada, em nova entrevista, ele revelou que o ramal que irá da Lapa a Santo André teria a preferência já que Guarulhos terá a Linha 2-Verde em breve.

O governador Tarcísio, no entanto, disse em entrevista coletiva que ambas serão tocadas da mesma forma. “Guarulhos está contemplada também. Vamos trabalhar forte nas Linhas 19 e 20. Na ligação do Anhangabaú com Bosque Maia e também liguação da Lapa com Santo André”, afirmou.

Apesar das declarações, para dar o pontapé nas obras civis de um projeto como esse é preciso um certo tempo até que o edital de concessão esteja pronto. Há etapas indispensáveis a serem cumpridas como licenciamentos ambientais, desapropriações, estudos de viabilidade financeira, obtenção de financiamentos, sem falar na discussão do edital em si.

Basta lembrar por quantos anos as concessões das linhas 8 e 9 da CPTM e o Trem Intercidades Eixo Norte consumiram antes de chegarem ao mercado. Nesse aspecto, a Linha 19-Celeste está bem mais madura para ser lançada. Ao contrário da Linha 20, o ramal de Guarulhos teria alguma chance de ser licitado ainda neste mandato e começar as obras num espaço de tempo menor.

A Linha 20-Rosa, por sua vez, é imensa, cara (cotada a R$ 20 bilhões pelo próprio governo) e com certeza, mais demorada de ser implantada já que passa por áreas adensadas e de relevo acidentado, para citar alguns fatores.

É importante também considerar que o setor privado pode não ter fôlego suficiente para se qualificar a tantos projetos de infraestrutura de investimento bilionário. A não ser que Tarcísio tenha na manga a certeza da participação de empresas estrangeiras. Resta saber se a burocracia a insegurança jurídica brasileira não serão barreiras para isso.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
6 comments
  1. Após o secretário Rafael Benini revelar que as linhas 19-Celeste e 20-Rosa teriam prioridade nos planos da atual gestão, mas que apenas uma delas seria viabilizada até 2025, ou seja no final do mandato, e agora chegou a vez e também num episódio recente de planejamento desta Linha 16-Violeta nova em paralelo a Linha 15-Prata, após os gestores do Metrô chegaram à conclusão lacônica de que a Linha 15-Prata não poderia se expandir além de Jacu Pêssego rumo a Leste sem que houvesse uma linha para dividir o fluxo, por conta da alegação de aumento de uma demanda “imprevista” com o risco de colapsar o sistema, apesar das inumeráveis advertências na época da implantação de vários especialistas e sites especializados de questionar sua limitação, em mais uma omissão dos arquitetos planejadores do Metrô de SP, estas disparidades poderiam ser detectadas com maior clareza e lucidez, se tivesse levado em conta pela Pesquisa Origem Destino das Linhas Metropolitanas comprobatórias atualizadas, visto edição mais recente é de 2017, além da falta de critérios para a mudança da Lei do zoneamento da região por onde trafegaria a Linha 17-Ouro demonstrando que ou estão pressionados politicamente ou desfocados da realidade, lançando linhas de forma aleatória e despreparados para calcular a demanda e o deslocamento de passageiros, além da demanda e do dimensionamento das obras Metrô ferroviárias, principalmente quando se trata de integração de Linhas.
    Recentemente o Metrô rescindiu contrato de sondagens da Linha 20-Rosa, e ainda com relação a Linha 20-Rosa (ABC) uma vez que já ficou definido pelos planejadores, tem sido que o trecho entre Lapa e Saúde é considerado mais viável por conta da demanda enquanto a prometida chegada do Metrô ao ABC Paulista ocorreria numa segunda fase no final da década de quarenta! Neste caso do lançamento desta Linha 20-Rosa em paralela com a Linha Integradora-710 a região do ABC, ainda tem que o motivo fútil alegado para incluir é o cambalacho para justificar o cancelamento Anel Norte, da Linha 18-Bronze e 14-Ônix, além de tentar preparar a população para descontinuidade da Linha Integradora-710 não por conta dos usuários, e sim para facilitar mais uma concessão mal planejada!

    1. Denovo vindo com críticas ao monotrilho da linha 15 – Prata, oq vc queria no lugar? Um corredor de ônibus com baixa capacidade? E a CT como um dos bairros mais populosos da cidade seria ideal colocar mais uma linha para aliviar o fluxo

    2. Não entendi seu ponto, crítica a escola de monotrilho pra linha 15, mas lamenta o cancelamento da L18 e no final atesta o óbvio de que essa linha não sai tão cedo oq já to na notícia inicial, um monte de texto pra dizer nada e só criticar um modal que tá funcionando muito bem na ZL, inclusive vemos q a demanda da L15 só cresce e sem estar saturada pois nem chegou a capacidade operacional desejada ainda.

      A cidade tirandentes é muito populosa e levar o monotrilho até lá primeiro vai impulsionar o crescimento populacional, a linha poderia suportar a demanda se não fosse pendular, como é pendular assim como a L2 não pode atender guarulhos sozinho por conta dessa pendularidade seria a melhor escolha levar a L15 até CT junto da L16, ou pelo menos tendo ela no horizonte sem que haja tempo da população crescer.

  2. Na realidade a desapropriação só o poder público, seja União, Estados e Municípios é que podem fazer. Acho que o monotrilho da linha 18 só não saiu por causa que o Estado de São Paulo demorou para fazer a desapropriação. Agora, acho que para a região metropolitana seria melhor que a linha 19 fosse feita antes e expandisse esta linha até a estação Cecap para integrar com a linha 13 jade da CPTM. Com isto várias linhas de ônibus, tanto, intermunicipais como municipais poderiam deixar de passar pelo centro expandido de São Paulo.

    1. Monotrilho não saiu por causa da concorrência com a Metra, que teve a concessão renovada e a área 5 TODA pra ela, fora o BRT no lugar.

  3. Vamos acordar pessoal não se iludam, pois a grande finalidade deste comunicado é a farsa não é a dúvida de qual Linha priorizar se 19-Celeste ou 20-Rosa entre outras, mas sim como tentativa de preparar os usuários para justificar a extinção e descontinuidade dos serviços da Linha-710 no maior retrocesso de mobilidade, não por conta dos usuários, mas sim para facilitar mais uma concessão mal planejada!

    Prezados amigos do ABC, porém devo lembrar que o atual prefeito de São Bernardo Orlando Morando que atualmente se afastou do Consórcio do Grande ABC por “estrelismo”, juntamente com o José Auricchio de São Caetano do Sul (ambos do PSDB) são alguns dos responsáveis desta cidade SBC com ~850 mil não possuir um único Transporte Metropolitano sobre trilhos, porém como informação e mais uma comprovação lamento que também Guarulhos com ~1,35 milhões de habitantes, existem no mínimo quatro intenções que são Linhas 2-Verde, 13-Jade, 14-Ônix, e 19-Celestes…sem nenhuma concluída, ou seja o atual padrão governamental de enrolação!

Comments are closed.

Previous Post

Governo do estado decide rescindir contrato com consórcio das obras da Linha 17-Ouro

Next Post

Raio-X da Série 8900: conferindo o interior do novo trem da ViaMobilidade

Related Posts