Pedro Moro anuncia revitalização da Estação Palmeiras-Barra Funda, da CPTM

Obras envolvem a troca do piso, substituição das lâmpadas por modelos de LED e a instalação de uma nova escada rolante
Série 8500 na estação Barra Funda
Série 8500 na estação Barra Funda

O presidente da CPTM, Pedro Moro, anunciou nesta semana que a estação Palmeiras-Barra Funda, das linhas 7-Rubi (Jundiaí-Brás) e 8-Diamante (Itapevi-Júlio Prestes), passará por um processo de revitalização.

Nesta parada atualmente circulam em média 78 mil passageiros por dia. Antes da pandemia a média girava em torno de 156 mil passageiros. Há ainda a conexão com a estação homônima da Linha 3-Vermelha do Metrô e ao Terminal Rodoviário de Ônibus, que atende principalmente cidades do interior do estado de São Paulo.

Segundo a empresa, todo piso da estação será substituído. A superfície emborrachada será trocada por granito para facilitar a limpeza, além de possui uma manutenção mais duradoura. A conunicação visual também será toda refeita com o novo layout que a CPTM já aplica nas novas estações. Pedro Moro ainda salientou que haverá a instalação de uma nova escada rolante nas plataformas 7 e 8 da estação e que todas as lâmpadas serão substituídas por 2.369 modelos LED.

Todas as obras irão melhorar a vida dos nossos passageiros e serão feitas de modo a gerar o menor impacto possível no dia a dia dessas pessoas”, garantiu Moro. Os editais devem ser publicados no decorrer do final de 2020 até meados de 2021. Caso tudo ocorrer como previsto, o início das obras está programado para janeiro de 2021.

Vale lembrar ainda que, em julho, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse que há a intenção de levar a Linha 13-Jade até a estação Palmeiras-Barra Funda – hoje o ramal opera até Engenheiro Goulart, além de ter algumas viagens terminando em Brás e Luz (relembre aqui).

O governo tem três grandes projetos que envolve a estação Palmeiras-Barra Funda

Opinião do editor

O anúncio da reforma de Palmeiras-Barra Funda, mesmo que apenas da CPTM, é uma boa notícia, porém, denota um grande descompasso entre os planos da atual gestão Doria.

Uma das maiores de São Paulo, a estação é alvo de outros três projetos, um que envolve o Trem Intercidades, um que prevê a concessão das linhas 8 e 9 e outro que propõe criar ali um pólo multimodal com potencial de revitalizar a região. Os dois prometem mudar a cara de Palmeiras-Barra Funda, mas a falta de horizonte para saírem do papel torna essa intervenção da CPTM uma solução provisória para dar mais conforto aos passageiros.

O ideal, no entanto, é que essa reforma fizesse parte do mesmo escopo mais ambicioso do governo e que fosse bancada pela iniciativa privada. O receio é que a obra fique pronta quando o espaço seja concedido e com isso corre-se o risco desse trabalho ser inútil se o futuro operador do complexo tiver outros planos para ele.

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  1. eu diria um pouco diferente, caso o espaço seja concedido , o concessionário pega um local pronto para uso e sem precisar investir muito para poder lucrar em cima. acho que se a intenção é fazer uma concessão do espaço como fizeram na estação brás, poderiam pegar esse dinheiro e investir em outra coisa.

  2. Governar é saber escolher prioridades.

    A maioria das estações no trecho entre as estações Ipiranga e Lapa da CPTM estão em muito piores condições de acessibilidade e distribuição que Barra Funda, e são as que possuem a maior capacidade de se eliminar e redistribuir as múltiplas baldeações desnecessárias e desconfortáveis em estações de passagem, mas que hoje estão servindo indevidamente de terminais como a Luz e Brás, do que quaisquer outras linhas, em nome da logística e do conforto dos usuários, e aumentar a verdadeira integração com todas as linhas do Metrô e CPTM sem uma única exceção, além de se preparar para receber o Trem Intercidades.

    Na atual situação financeira do estado é importante e imprescindível que se faça a retomada seletiva e rigorosa pelos que possuem chances consistentes e reais de retorno do investimento, e mais benefícios traga a população principalmente no atual cenário econômico, e não de forma simultânea e aleatória como já acontece atualmente.

    Atualmente é perfeitamente possível e viável se reunificar as atuais linhas 7-Rubi, e 10-Turquesa nos finais de semana e feriados, com a supressão daquele Expresso ABC aos sábados.

    *Neste trecho entre as prioridades estão á construção das Estações do Pari, Parque da Mooca, revitalização da Júlio Prestes, criação da Estação Bom Retiro, e inclusive da futura grande Estação integradora Metrô CPTM da Linha 6-Laranja na Água Branca que deveria ser priorizada e antecipada sua construção e a unificação da Lapa, que além das linhas citadas poderá receber Linha 9-Esmeralda e os Trens Intercidades.

    *Nota: Estou excluindo a Estação Nova Luz, que ficaria ao lado oposto da Júlio Prestes, que por ser subterrânea teria um custo e prazo no momento impeditivo.

  3. Concordo com a opinião do editor, quando diz: “O anúncio da reforma da Barra Funda, mesmo que apenas da CPTM, é uma boa notícia, porém denota um grande descompasso entre os planos da atual gestão”, desta forma não seria prioritária.

    A totalidade das estações no trecho entre as estações Ipiranga e Lapa da CPTM estão em muito piores condições de acessibilidade e distribuição que Barra Funda, e são as que possuem a maior capacidade de se eliminar e redistribuir as múltiplas baldeações desnecessárias e desconfortáveis em estações de passagem, mas que hoje estão servindo indevidamente de terminais como a Luz e Brás, do que quaisquer outras linhas, e aumentar a verdadeira integração com todas as linhas do Metrô e CPTM sem uma única exceção, além de se preparar para receber o Trem Intercidades.

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