Anunciado há exatos três anos, o People Mover do Aeroporto de Guarulhos, erroneamente referido por alguns como “monotrilho”, finalmente começou a sair do papel. Apesar de alguns factóides com teor eleitoreiro ocorridos tempos atrás, desta vez há sinais concretos de que o projeto do sistema automatizado de transporte está em implantação.
O primeiro deles é que o AeroGRU, consórcio que reúne as empresas Aerom, HTB, FBS e TSEA, já conta com um canteiro de obras e instalações próximas ao Terminal 3 do aeroporto. Imagens do local, que servirá como base administrativa para a construtora FBS, foram compartilhadas em redes sociais por um de seus funcionários.
Como o site publicou em primeira mão, os trabalhos deverão ser iniciados pela estação que atenderá à Linha 13-Jade da CPTM. A companhia já construiu a estação com uma passarela que inclui a plataforma de embarque do People Mover.
Também na semana passada, a Marcopolo Rail, parceira do consórcio, confirmou a assinatura do contrato de fabricação de três veículos Auster A-200, que são compostos por dois vagões. Eles têm capacidade para transportar até 200 passageiros e são operados de forma autônoma.

Embora a tecnologia a ser usada seja da empresa Aerom, a fabricação do veículo será terceirizada, cabendo à criadora do Aeromovel a gestão do projeto junto a seus sócios e parceiros.
“Utilizaremos mão de obra especializada para a produção dos veículos que circularão em São Paulo, além de uma linha de montagem especial com a utilização de materiais de alto padrão. A expertise de mercado da companhia, aliada à capacidade técnica de desenvolvimento e produção da Marcopolo Rail, garantirão a qualidade do fornecimento e ampliarão a capacidade de mobilidade de milhares de pessoas que fazem o trajeto diariamente”, disse Petras Amaral Santos, gerente executivo da unidade de negócio Marcopolo Rail.
A Marcopolo, conhecida pela atuação no segmento rodoviário, tem investido na divisão Rail que, além do Aeromovel, também oferece no mercado um projeto de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
A fabricação dos três trens deve ocorrer até julho de 2023, cerca de seis meses antes do início da operação do sistema, que ligará os três terminais de Guarulhos à malha metroferroviária de São Paulo. As viagens serão gratuitas.
