Petição online pede que governo mantenha projeto do monotrilho na Linha 18-Bronze

Monotrilho da BYD

O site MetrôCPTM foi criado há alguns anos com o intuito de conscientizar e informar sobre o transporte sobre trilhos sobretudo em São Paulo. O modal é de longe o mais vital para a mobilidade na região metropolitana paulista assim como também em outras cidades brasileiras. É consenso que São Paulo não usufrui ainda de uma rede de linhas de metrô e trem metropolitano suficiente para os desafios que nossa macrópole possui e por essa razão temos defendido por meio de nossos artigos que o esforço em manter sua expansão seja contínuo.

Infelizmente, a tarefa de gerir essa expansão está nas mãos de políticos, independentemente do partido ou ideologia. Essa situação acaba permitindo que projetos tão importantes sejam influenciados por decisões eleitorais, muitas vezes para suprir interesses de curto prazo. O resultado é que obras que deveriam durar cinco ou seis anos acabam levando muito tempo quando não são interrompidas ou perdendo o sentido original.

O ABC Paulista está diante de um desses casos. A longamente prometida Linha 18-Bronze do Metrô já deveria ter sido entregue no ano passado após ser licitada em 2014, mas por motivos já repetidos à exaustão aqui está parada desde então. Muito tempo e trabalho foram dispensados para torná-la realidade desde então, mas em vez de enfim ver sua construção destravada a gestão Doria resolveu “estudar” uma solução paliativa para a região.

Sim, estamos falando do “mágico” BRT, corredor de ônibus que virou argumento eleitoral para muitos prefeitos e governadores nos últimos anos. Mais barato e simples de ser implantado (e por isso dentro do prazo de um mandato), o BRT finge ser metrô ao ter pontos de ônibus fechados, cobrança fora dos ônibus e vias segregadas. É um modal válido, é claro, mas para ligações secundárias e em regiões em que existam vias largas o suficiente para que sua implantação não degrade o entorno.

Esse não é o caso do ABC que sofre com vias congestionadas e uma ocupação irregular do solo. A região, inclusive, tem um dos primeiros corredores de ônibus brasileiros, construído na década de 80 e que nasceu das mãos do Metrô. O projeto original deveria usar exclusivamente trólebus, mas logo na sua inauguração os ônibus a diesel já faziam parte da frota. Desde então, o chamado corredor da Metra, empresa privada que assumiu sua operação da EMTU, tem se degradado com vias e pontos de ônibus em estado bem diferente de 30 anos atrás. Cortado por várias avenidas e ruas e sem um sistema de sincronia com faróis, o corredor é lento em muitos trechos. De quebra, não se viu nada parecido com o efeito de valorização que muitas estações do Metrô promovem em seu entorno.

Mesmo com esse exemplo negativo e a voz uníssono da população do ABC Paulista, que deseja o Metrô, Doria preferiu dar ouvidos aos defensores do BRT. Se isso ocorrer de fato será um erro histórico do governador. Por essa razão, o site decidiu divulgar nesse espaço a petição online que pede pela manutenção do monotrilho na Linha 18-Bronze. O movimento em defesa do metrô no ABC tem ecoado na imprensa, em especialistas e em nossos colegas blogueiros e não poderia ser diferente conosco.

Por essa razão, caso você, nosso leitor, concorde com nossos argumentos e mesmo não sendo um morador da região (afinal o benefício de uma linha de metrô é para todos), pedimos que participe da petição como forma de pressionarmos o governo do estado a manter a Linha 18-Bronze viva.

Ônibus do corredor ABD: região já conta com solução semelhante ao BRT mas que não oferece a mesma qualidade de um metrô (Igormartinez99/Wikimedia)
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