Petição online pede que governo mantenha projeto do monotrilho na Linha 18-Bronze

Iniciativa, que conta com apoio do site, pretende mobilizar sociedade na defesa do metrô no ABC Paulista
Monotrilho da BYD

O site MetrôCPTM foi criado há alguns anos com o intuito de conscientizar e informar sobre o transporte sobre trilhos sobretudo em São Paulo. O modal é de longe o mais vital para a mobilidade na região metropolitana paulista assim como também em outras cidades brasileiras. É consenso que São Paulo não usufrui ainda de uma rede de linhas de metrô e trem metropolitano suficiente para os desafios que nossa macrópole possui e por essa razão temos defendido por meio de nossos artigos que o esforço em manter sua expansão seja contínuo.

Infelizmente, a tarefa de gerir essa expansão está nas mãos de políticos, independentemente do partido ou ideologia. Essa situação acaba permitindo que projetos tão importantes sejam influenciados por decisões eleitorais, muitas vezes para suprir interesses de curto prazo. O resultado é que obras que deveriam durar cinco ou seis anos acabam levando muito tempo quando não são interrompidas ou perdendo o sentido original.

O ABC Paulista está diante de um desses casos. A longamente prometida Linha 18-Bronze do Metrô já deveria ter sido entregue no ano passado após ser licitada em 2014, mas por motivos já repetidos à exaustão aqui está parada desde então. Muito tempo e trabalho foram dispensados para torná-la realidade desde então, mas em vez de enfim ver sua construção destravada a gestão Doria resolveu “estudar” uma solução paliativa para a região.

Sim, estamos falando do “mágico” BRT, corredor de ônibus que virou argumento eleitoral para muitos prefeitos e governadores nos últimos anos. Mais barato e simples de ser implantado (e por isso dentro do prazo de um mandato), o BRT finge ser metrô ao ter pontos de ônibus fechados, cobrança fora dos ônibus e vias segregadas. É um modal válido, é claro, mas para ligações secundárias e em regiões em que existam vias largas o suficiente para que sua implantação não degrade o entorno.

Esse não é o caso do ABC que sofre com vias congestionadas e uma ocupação irregular do solo. A região, inclusive, tem um dos primeiros corredores de ônibus brasileiros, construído na década de 80 e que nasceu das mãos do Metrô. O projeto original deveria usar exclusivamente trólebus, mas logo na sua inauguração os ônibus a diesel já faziam parte da frota. Desde então, o chamado corredor da Metra, empresa privada que assumiu sua operação da EMTU, tem se degradado com vias e pontos de ônibus em estado bem diferente de 30 anos atrás. Cortado por várias avenidas e ruas e sem um sistema de sincronia com faróis, o corredor é lento em muitos trechos. De quebra, não se viu nada parecido com o efeito de valorização que muitas estações do Metrô promovem em seu entorno.

Mesmo com esse exemplo negativo e a voz uníssono da população do ABC Paulista, que deseja o Metrô, Doria preferiu dar ouvidos aos defensores do BRT. Se isso ocorrer de fato será um erro histórico do governador. Por essa razão, o site decidiu divulgar nesse espaço a petição online que pede pela manutenção do monotrilho na Linha 18-Bronze. O movimento em defesa do metrô no ABC tem ecoado na imprensa, em especialistas e em nossos colegas blogueiros e não poderia ser diferente conosco.

Por essa razão, caso você, nosso leitor, concorde com nossos argumentos e mesmo não sendo um morador da região (afinal o benefício de uma linha de metrô é para todos), pedimos que participe da petição como forma de pressionarmos o governo do estado a manter a Linha 18-Bronze viva.

Ônibus do corredor ABD: região já conta com solução semelhante ao BRT mas que não oferece a mesma qualidade de um metrô (Igormartinez99/Wikimedia)

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
13 comments
  1. Tomara que a petição tenha um número considerável de assinaturas, apesar de eu achar que a porcaria do BRT já esteja certa, dificilmente voltarão atrás, só se tivesse uma mobilização muito grande mesmo. Como protestos em frente a sede do governo.

    1. Por favor assina e ajuda a divulgar. Eu inclusive enviei para o Diário do Grande ABC. Eles estão tentando falar com o ricardo para ver se conseguem potencializar.

  2. Parabéns pela iniciativa Ricardo! Já assinei e vou divulgar onde possível. Precisamos do apoio da população do ABC para sermos melhor atendidos. Abraço

  3. Meus parabéns pela iniciativa!
    Sou morador do ABC a anos, e desde então, aguardo a tão prometida e sonhada… a chegada do Metrô, aqui na região. Senhores governantes, cumpram com suas palavras. Afinal, somos nós contribuintes que pagamos seus exorbitantes salários. Muito obrigado.

    1. Leandro, ajude a divulgar a petição que o Ricardo nos deu conhecimento. Se tiver redes sociais coloque lá. Se conhecer alguém de jornais ou souber seus e-mails, também mande. A população tem que se mobilizar.

  4. Eu não assino pois não concordo nem um pouco com trens elevados, degradam o entorno, são feios, mais caros e os passageiros ainda têm que acessar através de escadas ou elevadores. Acredito que deva ser a última opção em qualquer caso. O melhor transporte é aquele que é eficiente na superfície. Afirmar que BRT ou VLT não são eficientes é ser conivente com o rodoviarismo e dar, como sempre, prioridade aos automóveis. O traçado da linha 18 é extremamente propício a implantação de VLT, que teria uma qualidade muito semelhante a de uma linha de monotrilho.

    1. Mas não vai ser VLT, se não for monotrilho vai ser BRT.

      O principal ponto não é atrapalhar o transito, mas vário outros,como menor média de passageiros transportados,menor velocidade, degradação da via,etc.

      Recomendo que vc leia estudos falando sobre o assunto antes de tecer um comentário tão superficial como este ” de ser conveniente com o rodoviarismo”.

      E so mais um adento, parte do traçado corre ao lado do Ribeirão do Meninos, um transporte ao lado dele seria certeza de problemas.

      1. tambem não tenho rede social mais os meus amigos ja estão divulgando e tenho quase certeza que sera um monotrilho e em segundo plano um VLT SO QUE COM TODAS AS INTEGRAÇÕES COM OS OUTROS MOLDAIS DIFERENTEMENTE COMO E NO RIO DE JANEIRO MAIS E BOM ASSINAR ESSA PETIÇÃO E ENCAMINHAR PARA O GOVERNADOR JOÃO DORIA E PARA O SECRETARIO DE TRANSPORTE BALDI QUE ELES ANALISARÃO COM CARINHO.

        1. Boa noite João.

          Desculpe pela sinceridade,mas vc realmente acha que ambos vão ler tal petição ?

          Duvido muito,podem até ter ciência talvez,mas ler creio que não.
          Essa petição é apenas uma das “armas” que têm que ser usada contra tal porcaria do BRT. Outros fatores precisam acontecer para que o modal seja monotrilho mesmo, como muita pressão dos próprios políticos do ABC, pressão da mídia,manifestações por parte da população nas ruas,etc.

          A realidade é que infelizmente se for da vontade politica do Sr. João Doria for pelo BRT, vai ser BRT,não adianta.E pelo visto tudo está encaminhando para isso, torço para eu estar redondamente enganado.

          1. Felipe, concordo com você e talvez tenhamos um caminho para tentar engrossar com a vontade política que hoje, se depender do governador, vai dar BRT… Tente, por favor, me contatar via facebook (não sou muito atuante nessa rede) ou no Linked In (https://www.linkedin.com/in/j-l-cezar-attab-9bb3556/), caso conheça o Antônio R, para podermos falar com ele. O Ricardo Meier não respondeu para que eu tenha um contato também com ele. Abraço

          2. Boa Noite ! Felipe
            quando eu digo analizar e que esse projeto esta cendo rediscutido com os projetistas e engenheiro e a palavra final sera do gov. João Doria e a pressão popular tera um peso para sua decisão.

  5. Petição assinada !!
    Moro na zona leste em sapopemba divisa com Santo André e já utilizo a linha 15 prata que já adianta e muito a vida de muitos por aqui, o monotrilho não deve muito ao metrô subterrâneo na minha opinião.
    É um absurdo tirar o transporte sobre trilhos do ABC Paulista, o modelo BRT não comporta, o RJ já sofre com essa escolha.É um absurdo isso!!

    1. Muito bem! também concordo com você. Porém as assinaturas estão caminhando a passos lentos e precisamos de apoio político de alguma maneira para barrar a decisão que virá do governador …

Comments are closed.

Previous Post

Doria oficializa reinício das obras de quatro estações da Linha 15-Prata

Next Post

Extensão da Linha 9-Esmeralda até Varginha tem última obra contratada

Related Posts