TIC Sorocaba terá viaduto de 2 km na Lapa e super túnel em Alumínio
Projeto do trem regional contemplará 33 viadutos, oito túneis e três pontes ao longo de seu trajeto. A extensão linear de todas as obras de arte previstas é de 12,3 km

O TIC Eixo Oeste, serviço de trens regionais ligando São Paulo à Sorocaba, se destaca não só por ser uma rota expressa entre as duas regiões metropolitanas, mas também pela sua complexidade técnica e de engenharia.
O site realizou um levantamento das principais obras de arte do projeto, que deverá contar com 89,6 quilômetros de extensão. Destes trechos, quase metade será de vias novas e 30% serão das vias originais da Estrada de Ferro Sorocabana.
Pontes
O projeto prevê a construção de três pontes ferroviárias para permitir o cruzamento de rios que cortam a região. A extensão total das pontes é de 468 metros, destacando-se os empreendimentos PON-003 (Rio Pinheiros), com 333 metros de extensão, e a PON-001 (Rio Sorocaba), com 100 metros de comprimento.

Viadutos
O trecho contará também com 33 viadutos, sendo 22 ferroviários e 11 rodoviários. A extensão total projetada é de 5.422 metros lineares.
Os viadutos de maior destaque são o VFE-021 (Acesso Bethaville), com 886 metros. Este viaduto tem como objetivo realizar a ligação da Linha 8-Diamante até o trecho da Rodovia Castelo Branco.
Já o viaduto VFE-022 (Lapa) será o maior de toda a obra, com 2.110 metros de extensão. Esta nova estrutura deverá cruzar uma parte do Pátio Lapa, evitando a interferência com os bens tombados na região.

Túneis
O projeto do TIC Eixo Oeste prevê a construção de sete túneis ferroviários com distância linear de 6.440 metros. Estas estruturas deverão permitir a passagem dos trens em regiões onde existem grandes interferências em termos de relevo ou trechos urbanos.
Destacam-se os empreendimentos TUN-003, localizado em Mairinque, com 1.112 metros de extensão linear.
Já o maior túnel do trecho, o TUN-002, está localizado no município de Alumínio. Está previsto que a obra de arte tenha extensão total de 2.840 metros, sendo a maior obra de arte de todo o TIC Eixo Oeste.
A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), responsável pelo projeto, acaba de lançar a consulta pública do TIC Sorocaba e deve marcar as primeiras audiências públicas em breve.
O leilão de concessão está previsto para o final deste ano.
Se o projeto é esse, tudo bem. Mas daí, com essas estruturas todas, ele sair do papel…
Considerando-se que há vários projetos menos complexos por aí, ainda dormindo no papel e sem previsão para virarem realidade, fica difícil acreditar que esse pacote de grandes obras vá mesmo pra frente.
Sei não…