|

TIC Sorocaba terá viaduto de 2 km na Lapa e super túnel em Alumínio

Projeto do trem regional contemplará 33 viadutos, oito túneis e três pontes ao longo de seu trajeto. A extensão linear de todas as obras de arte previstas é de 12,3 km

Viadutos serão construídos no TIC Sorocaba (Jean Carlos)
Viadutos serão construídos no TIC Sorocaba (Jean Carlos)

O TIC Eixo Oeste, serviço de trens regionais ligando São Paulo à Sorocaba, se destaca não só por ser uma rota expressa entre as duas regiões metropolitanas, mas também pela sua complexidade técnica e de engenharia.

O site realizou um levantamento das principais obras de arte do projeto, que deverá contar com 89,6 quilômetros de extensão. Destes trechos, quase metade será de vias novas e 30% serão das vias originais da Estrada de Ferro Sorocabana.

Pontes

O projeto prevê a construção de três pontes ferroviárias para permitir o cruzamento de rios que cortam a região. A extensão total das pontes é de 468 metros, destacando-se os empreendimentos PON-003 (Rio Pinheiros), com 333 metros de extensão, e a PON-001 (Rio Sorocaba), com 100 metros de comprimento.

Obras de arte especiais estão previstos no TIC Sorocaba (Jean Carlos)
Obras de arte especiais estão previstos no TIC Sorocaba (Jean Carlos)

Viadutos

O trecho contará também com 33 viadutos, sendo 22 ferroviários e 11 rodoviários. A extensão total projetada é de 5.422 metros lineares.

Os viadutos de maior destaque são o VFE-021 (Acesso Bethaville), com 886 metros. Este viaduto tem como objetivo realizar a ligação da Linha 8-Diamante até o trecho da Rodovia Castelo Branco.

Já o viaduto VFE-022 (Lapa) será o maior de toda a obra, com 2.110 metros de extensão. Esta nova estrutura deverá cruzar uma parte do Pátio Lapa, evitando a interferência com os bens tombados na região.

Obras de Arte Especiais (Jean Carlos)
Obras de Arte Especiais (Jean Carlos)

Túneis

O projeto do TIC Eixo Oeste prevê a construção de sete túneis ferroviários com distância linear de 6.440 metros. Estas estruturas deverão permitir a passagem dos trens em regiões onde existem grandes interferências em termos de relevo ou trechos urbanos.

Destacam-se os empreendimentos TUN-003, localizado em Mairinque, com 1.112 metros de extensão linear.

Já o maior túnel do trecho, o TUN-002, está localizado no município de Alumínio. Está previsto que a obra de arte tenha extensão total de 2.840 metros, sendo a maior obra de arte de todo o TIC Eixo Oeste.

A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), responsável pelo projeto, acaba de lançar a consulta pública do TIC Sorocaba e deve marcar as primeiras audiências públicas em breve.

O leilão de concessão está previsto para o final deste ano.

Posts Similares

1 Comentário

  1. Se o projeto é esse, tudo bem. Mas daí, com essas estruturas todas, ele sair do papel…
    Considerando-se que há vários projetos menos complexos por aí, ainda dormindo no papel e sem previsão para virarem realidade, fica difícil acreditar que esse pacote de grandes obras vá mesmo pra frente.
    Sei não…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *