Metrô contrata projeto do túnel entre as estações Paulista e Consolação

Ligação que deve aliviar movimento de passageiros entre as linhas 2 e 4, no entanto, ainda deve levar tempo para sair do papel
Túnel de ligação entre a Linha 2 e Linha 4: alívio a caminho

O Metrô de São Paulo contratou o consórcio TPC na sexta-feira (10) para elaborar os projetos executivos do novo túnel de ligação entre as estações Consolação e Paulista – a informação foi confirmada nesta quinta-feira no Diário Oficial. Trata-se efetivamente do primeiro passo para tirar a prometida ligação do papel, mas não significa que a obra está garantida.

Com prazo de 42 meses, o contrato com a TPC prevê ainda o acompanhamento técnico dos trabalhos de construção, ou seja, a previsão inclui o período em que o túnel será construído, mas por outra empresa em nova licitação específica e que ainda não tem data divulgada pelo governo. Estima-se que a obra durará entre 18 e 24 meses, portanto, é bastante provável que ela seja iniciada em 2020 e fique pronta durante 2022.

O novo túnel de ligação entre as duas estações da Linha 4-Amarela e 2-Verde é uma antiga promessa do Metrô que entregou o trecho com expectativa de uma demanda menor do que a que de fato existe. Após a inauguração das estações Santa Cruz e Chácara Klabin da Linha 5-Lilás e que trouxeram um breve alívio para as estações Paulista e Consolação, a companhia retirou parte das esteiras rolantes do túnel atual para facilitar o deslocamento dos passageiros.

Mas a abertura de novas estações na Linha 4-Amarela aumentará a quantidade de usuários novamente, tornando a nova ligação necessária. A ideia é que o fluxo de passageiros seja dividido a partir da área onde existem as escadas rolantes e o final da esteira restante. Nesse ponto os passageiros que seguem para a Linha 4 acessarão o novo túnel que terá saída no mezanino lateral da estação Paulista. O túnel atual ficará exclusivo dos usuários que se deslocam em direção à estação Consolação.

Novo túnel terá sentido estação Paulista apenas (Reprodução)

Mais escadas rolantes

O novo túnel não é a única ação tomada pelo Metrô para reduzir o desconforto dos usuários. A empresa vai instalar mais oito escadas rolantes para a estação Pinheiros da Linha 4-Amarela. Elas serão colocadas nos quatro pisos que hoje têm espaço para uma terceira escada, facilitando o escoamento dos passageiros.

Apesar disso, persistirá a dificuldade em acessar a estação Pinheiros da Linha 9-Esmeralda, principal destino de quem hoje desembarca na região. Isso porque a passarela continuará sendo o único acesso ao local, uma solução apressada feita na época em que as duas paradas estavam sendo construídas e ampliadas. A ideia original, no entanto, é que houvesse um túnel para que os passageiros em conexão seguissem com mais rapidez. Porém, o projeto ficou pelo caminho, tornando a baldeação demorada e cansativa.

Estação Pinheiros da Linha 4: novas escadas rolantes, mas nada de túnel de ligação (GESP)

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
2 comments
  1. Na minha opinião seria pegar a linha esmeralda e leva-la até a a estação Barra Funda e Luz

  2. Não sei se este croqui da ligação das estações Paulista e Consolação está com cortes pra poder somente representar os pontos mais importantes, mas na parte inferior da esquerda (trecho vertical) logo abaixo das escadas rolantes há um trecho muito maior do que está ali, que é o trecho onde havia os 2 pares de esteiras rolantes. Com isso o novo túnel seria bem mais comprido do que é ilustrado…..

Comments are closed.

Previous Post
Bicicletas dentro de trem da CPTM

O que pode e é proibido nos trens do Metrô e da CPTM?

Next Post

Trem do monotrilho “descarrila” e Linha 15 registra terceiro acidente neste ano em SP

Related Posts