Estação Baltazar Fidélis será ampliada e ganhará novos elevadores

Uma nova passarela será instalada na estação permitindo a travessida dos passageiros de forma acessível. Além disso, dois novos elevadores serão instalados na estação
Estação Baltazar Fidélis deverá ser ampliada (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

A estação Baltazar Fidélis da Linha 7-Rubi deverá ser alvo de investimentos da futura operadora do trem intercidades. A Parceria Público-Privada do TIC trará diversas melhorias no serviço de passageiros entre Francisco Morato e Palmeiras-Barra Funda, elevando o nível de serviço e recondicionando as estações que necessitem de melhorias, principalmente as que ainda não possuem acessibilidade universal.

Ampliação na estação Baltazar Fidélis (STM)

Para a estação Baltazar Fidélis estão previstas reformulações em ambos os acessos. Serão implantados dois módulos verticais que vão dispor de escadas fixas e rampas para a melhoria do acesso por parte dos passageiros que possuam mobilidade reduzida. Uma nova passarela será implantada de forma que a travessia pela pelos lados da ferrovia possa ser feita de forma segura.

Na região central da nova passarela estará no novo mezanino que irá dispor de uma nova SSO, bilheteria e linha de bloqueios. Atualmente o passageiro que desembarca na estação não consegue realizar a transposição entre as plataformas, mas, após as mudanças os passageiros terão livre acesso às duas margens da ferrovia, tanto pela área paga como pela área livre.

Nova passarela e mezanino da estação Baltazar Fidélis (STM)

Na região norte da estação serão implantadas duas novas vias para a circulação dos trens expressos do TIC e dos trens de carga da MRS Logística. Devido ao espaço necessário para a inserção dos novos trechos, o acesso norte deverá passar por adequações mais intensas, incluindo melhorias no viário existente.

Cabe citar que a atual passarela da estação não será removida, por se tratar de uma estrutura tombada. A estação deverá ganhar dois novos elevadores na área paga da estação para permitir o deslocamento pleno dos passageiros.

Cortes da estação Baltazar Fidelis (STM)

Antes das obras propriamente ditas, estão previstas algumas melhorias na estação. A trilha de acesso ao norte deverá ser interditada, enquanto uma nova rua que chega à estação será pavimentada. Uma rampa provisória deverá ser construída para que os passageiros possam realizar o cruzamento sobre as novas vias do TIC e MRS.

Além destes investimentos, está prevista também a reintegração de posse de terrenos em situação irregular, tais terrenos ocupam a faixa de domínio, terreno dedicado especialmente para as intervenções relacionadas à ferrovia. Todos os investimentos prévios deverão ser executados pelo poder concedente.

Projeto que deverá ser realizado pelo poder concedente (STM)

O site está realizando uma série de matérias mostrando os principais investimentos nas estações da Linha 7. Você pode conferir os artigos já produzidos nos links abaixo:

Total
39
Shares
3 comments
  1. Investimento alto, governo vai “ceder” a linha pra iniciativa privada, vai bancar os custos para a reconstrução das estações e a concessionária rindo atoa. Além do que não trará benefício algum essa concessão, irão suprimir a L7 na Barra Funda, trens para Jundiaí não terão ligação direta com a capital, além de uma possível integração tarifária em Francisco Morato.

  2. Poder concedente = estado, dinheiro público, dinheiro dos teus impostos, IPVA, ICMS. O governo nunca quis investir de fato na linha 7, quando investe é pra entregar. Vamos acordar, povo paulista. Pagou pra CCR levar a 8/9. Pedágios de rodovias altíssimos. Aeroportos sendo concedidos por valores baixos e com areas maior q a do aeroporto, como em Sorocaba. BRT abc ao invés de metrô para satisfazer a metra. IPVA mais caro, acabou com pcd. ICMS mais caro. Arrecadação em época de pandemia maior. Inúmeras empresas de pequeno e médio porte fechadas sem apoio na pandemia. Educação e saude sucateadas e precarizadas. Esse governo é um lixo. Esse governador entrou para satisfazer uma pequena parcela da elite empresarial entregando o estado e seu dinheiro público a esse grupo, em detrimento da grande maioria. Vamos acordar, parar de bajular essa gente

Comments are closed.

Previous Post

Estações Corinthians-Itaquera e Artur Alvim não abrirão no domingo, 12

Next Post

Metrô fará lançamento de estrutura metálica da Linha 17 na Marginal Pinheiros neste fim de semana

Related Posts