Metrô obtém licença ambiental prévia para a Linha 19-Celeste

Licença emitida pela CETESB possui validade de cinco anos. Projeto deverá trazer benefícios de R$ 1,3 bilhão por ano
Linha 19-Celeste ganha Licença Previa da CETESB (Jean Carlos)
Linha 19-Celeste ganha Licença Previa da CETESB (Jean Carlos)

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) concedeu no dia 25 de outubro a Licença Prévia (LP) para a Linha 19-Celeste, no trecho entre Bosque Maia e Anhangabaú.

A obtenção das licenças ambientais faz parte do ciclo natural de projetos de grande envergadura. Por meio de análises ambientais, que contemplam estudos de meio físico, biótico e socioeconômico, é possível estimar o impacto que a nova linha terá no meio urbano.

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A concessão da LP tem validade de cinco anos. Em tese ela garante que o projeto tenha seus espaços reservados e que terá impacto positivo na região que será implantada. Observe os benefícios ambientais que a obra trará anualmente:

Benefícios sociais da Linha 19-Celeste (CMSP)
Benefícios sociais da Linha 19-Celeste (CMSP)

O Metrô está em vias de finalizar o projeto básico da Linha 19-Celeste, que é o conjunto de informações técnicas sobre a obra que permitem a realização de uma licitação.

Os próximos passos para a concretização da Linha 19-Celeste será, após a finalização do projeto básico, iniciar o processo para a contratação do projeto executivo e obras, que geralmente são feitas em conjunto.

Área de influencia da Linha 19-Celeste (CMSP)
Área de influencia da Linha 19-Celeste (CMSP)

Apesar de não haver previsão para este tipo de certame, a linha do atual governo é apostar nas Parcerias Público-Privadas (PPP) como forma de destravar projetos de grande porte.

A primeira fase da Linha 19-Celeste deverá ter 19,1 km de extensão, 15 estações e 690 mil passageiros por dia.

Veja mais detalhes das novas estações:

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4 comments
  1. Não consigo ver lógica no fato dessa linha não chegar em Cecap, em conexão com a Linha 13 – Jade. Essa curte e simples extensão pouparia rios de dinheiro na faraônica, estranha desnecessária expansão da 13 pra Mooca

    1. tem um ponto de interrogação na L13 vai ter uma parada na estação São Carlos da L13 sendo que ela deixaria de ir para barra funda com integração com com l5 , l6 l16

      1. Mas essa extensão pra São Carlos é bem questionável. O trajeto é praticamente o mesmo da Linha 2 – Verde. A Linha cruzará a 3 – Vermelha e 11 – Coral sem sequer uma integração.

        Os pontos cruciais da Linha 13 são: segregação total da Linha 12 até Guaiauna, conexão com a 19 em Cecap e a extensão pra Bonsucesso

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