Serviço Expresso Aeroporto tem média de passageiros que não ocupa os assentos de um ônibus

Um ano depois de estrear, serviço Expresso Aeroporto tem baixíssima adesão (CPTM)

Um ano após ser implantado, o Expresso Aeroporto, ligação direta entre as estações Luz e Aeroporto Guarulhos, da Linha 13-Jade da CPTM, tem transportado em média somente 31 passageiros por viagem, segundo dados obtidos pelo site junto à companhia. Trata-se de um número de usuários que não chega a preencher os assentos de um ônibus comum, um contraste imenso com os trens utilizados nesse serviço e que têm capacidade para até 2.600 passageiros, contando quem viaja em pé.

Em outras palavras, é como se fosse necessário realizar apenas três viagens durante um mês inteiro para dar conta de toda a demanda do serviço, que teve seu melhor momento em julho quando 7.628 passageiros embarcaram nas dez viagens diárias – cinco em cada sentido.

Ao contrário da Linha 13-Jade como um todo, que tem apresentado uma demanda crescente (embora muito distante da capacidade nominal), o Expresso Aeroporto tem oscilado sempre em torno de 300 usuários por dia útil. A melhor média este ano foi obtida em janeiro com 338 passageiros, segundo dados da CPTM.

A falta de interessados em utilizar o serviço expresso pode ter diversas razões. Uma delas pode ser o fato de o trem parar longe dos terminais, mas esse problema também afeta o serviço normal e o Connect, extensão até o Brás.

A escolha da estação da Luz, no entanto, favorece a conectividade do serviço por ser mais fácil chegar ao local de partida dos trens. São quatro linhas operando na estação, duas delas de metrô, o que em tese torna a viagem rápida e com poucas trocas de trem. Por falar em velocidade, eis aí seu maior trunfo: o trajeto de cerca de 24 km é feito em 35 minutos mesmo com as restrições de velocidade em boa parte das vias. Ou seja, é uma forma muito mais veloz de chegar ao Aeroporto de Guarulhos, mesmo que seja necessário tomar um ônibus gratuito para chegar aos terminais.

A questão da tarifa, no entanto, pode ser uma das causas da falta de atratividade do serviço. Embora o custo seja bastante baixo comparado a outros modais (R$ 8,60), o bilhete só pode ser adquirido na bilheteria exclusiva na estação da Luz e com pagamento em dinheiro em espécie. Outra possível dificuldade é o fato de os trens não circularem em horários mais movimentados para não prejudicar as linhas 11-Coral e 12-Safira que “emprestam” suas vias para o serviço. Com isso, uma boa parte da demanda é desperdiçada, possivelmente – as partidas de Guarulhos ocorrem às 9h, 11h, 13h, 15h e 21h enquanto na estação da Luz os trens saem às 10h, 12h, 14h, 16h e 22h.

Serviço entre as estações da Luz e Aeroporto Guarulhos custa R$ 8,60 e possui 10 partidas, cinco em cada sentido

Outra hipótese pode estar ligada à falta de publicidade do serviço e de ações que incentivem seu uso. A venda de bilhetes integrados ao serviço comum em outras estações, por exemplo, facilitaria o planejamento e o tempo gasto para acessar o Expresso Aeroporto. A possibilidade de pagamento por meios eletrônicos como cartões de crédito também teria potencial de atrair turistas que visitam São Paulo.

E o futuro?

Lançado como bandeira eleitoral do ex-governador Geraldo Alckmin, o Expresso Aeroporto deveria ser a resposta tardia a diversos projetos ambiciosos de conectar o aeroporto internacional, o maior do continente, com a região central da capital e sua malha metroferroviária. Um desses projeto foi a finada Linha 14-Onix idealizada na década passada como um serviço expresso conectando a estação da Luz a uma futura estação em frente ao atual terminal 2 de Guarulhos. Com viagens realizadas em apenas 20 minutos, a linha seria uma concessão privada e teria um preço na época de R$ 30,00 e intervalos de somente 6 minutos, mas em 2013 Alckmin cancelou o projeto em favor da Linha 13-Jade.

Após a concessão do aeroporto para a iniciativa privada, os planos de levar a Linha 13 até uma estação próxima aos terminais foram alterados porque a GRU Airport preferiu não liberar a área pretendida. Em vez disso, se comprometeu a construir um “people mover” que levaria os passageiros até a atual estação Aeroporto Guarulhos, mas o projeto só ficou no papel. Neste ano, o governador João Doria anunciou a retomada desse projeto com recursos federais, mas até o momento não há informações sobre seu andamento.

Já a Linha 13 acabou sendo “desviada” no sentido centro para ampliar sua conectividade, porém, sem que obras de melhorias nas vias e sistemas fossem realizados, o que deve ocorrer nos próximos anos. Até lá, o Expresso Aeroporto pode continuar vivo, mas seria mais sensato que o governo implementasse alguma estratégia para que os trens possam ser melhor aproveitados em vez de desfilarem com apenas 30 pessoas a bordo.

Atualizado em 31 de outubro: nesta manhã, a CPTM enviou uma nota sobre a matéria, mas sem esclarecer quaisquer das dúvidas que o site encaminho na segunda-feira. A companhia apenas ressaltou o fato de ter transportado mais de 60 mil pessoas até setembro, número que representa menos de 2% do volume de passageiros que utilizaram a Linha 13-Jade no mesmo período.

Vale lembrar que cada viagem de um trem do Expresso Aeroporto gera de receita bruta para a CPTM em média R$ 267,00 (31 pagantes vezes a tarifa de R$ 8,60), pouco mais que uma corrida de táxi até o aeroporto.

Eis a nota da CPTM:

Mais de 60 mil pessoas utilizaram o serviço Expresso Aeroporto de janeiro a setembro e a CPTM prevê o crescimento gradativo da demanda, como já vem ocorrendo na Linha 13-Jade. 

Quanto à tarifa, vale lembrar que o serviço expresso é opcional. Os passageiros contam também com alternativas para chegar à Estação Aeroporto-Guarulhos. O serviço Connect disponibiliza trens partindo do Brás pelas linhas 11-Coral e 12-Safira e ainda é possível seguir para o aeroporto pela Linha 13, no serviço regular, a partir da Estação Engenheiro Goulart, usando as transferências gratuitas nas linhas do Metrô. São opções que levam ao aeroporto com a tarifa de R$ 4,30, ou seja, com apenas um bilhete.

Com relação à ligação da Linha 13 aos terminais do aeroporto, o projeto está sob a responsabilidade da GRU Airport“.

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