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Veja como o TIC Sorocaba vai causar mudanças na Linha 8-Diamante

Projeto que prevê compartilhamento de vias deverá interferir diretamente nas estações de maior movimento do ramal. Grande quantidade de desapropriações é um dos riscos mais elevados do projeto

Estação Presidente Altino (Jean Carlos)
Estação Presidente Altino (Jean Carlos)

O Trem Intercidades entre Sorocaba e São Paulo teve seu edital publicado e está na etapa de consulta pública. Dentre os destaques do projeto está o novo traçado que utilizará duas vias.

Apesar das vantagens expostas, o projeto possui pontos críticos e causará interferências indesejadas na operação da Linha 8-Diamante, incluindo a redução da área de estações estratégicas. Nesta matéria, elencamos os principais pontos de cautela.

Desapropriações

Todo projeto ferroviário passa por um processo de desapropriação. Nessa situação, os terrenos de terceiros são reivindicados como de utilidade pública e incluídos dentro da área da concessão.

Em alguns pontos considerados críticos, haverá grande número de desapropriações de residências. Ao todo, o projeto prevê a intervenção em 327 edificações, afetando mais de 750 pessoas.

O processo poderá tornar a construção da nova via um processo extremamente complexo e sujeito a atrasos.

Desapropriações no TIC Sorocaba (SPI)
Desapropriações no TIC Sorocaba (SPI)

Compartilhamento de áreas

Um dos pontos bastante questionáveis é o compartilhamento das vias com a Linha 8-Diamante. O governo, em uma tentativa de economizar recursos, optou pela divisão de áreas com a concessão da ViaMobilidade.

O compartilhamento pode criar alguns problemas. O primeiro deles é o traçado com grande quantidade de curvas, que pode restringir a velocidade dos trens, consequentemente aumentando o tempo de percurso.

Outro ponto não abordado é a perda de uma a duas vias dos trens de passageiros para os trens expressos, o que poderia interferir na operação da ViaMobilidade.

Áreas da Linha 8-Diamante serão compartilhadas (SPI)
Áreas da Linha 8-Diamante serão compartilhadas (SPI)

Estações remanejadas

Um ponto que não foi devidamente abordado é o remanejamento de estações. Um exemplo é Antônio João, que tem um projeto de reforma em fase de concepção.

Com o TIC Sorocaba, a estação deverá mudar de lugar, ficando mais ao sul da parada atual. A estação, que tem plataforma lateral, possivelmente passará a ter plataforma central.

A mudança do escopo do projeto poderá ensejar reequilíbrio financeiro para a ViaMobilidade, que passará a construir uma nova estação em vez de realizar uma reforma.

Estação Antônio João será remanejada (SPI)
Estação Antônio João será remanejada (SPI)

Estações com perda de plataforma

Algumas das estações deverão perder plataformas. É o caso de General Miguel Costa e Comandante Sampaio, que terão uma de suas vias (ao norte) utilizadas pelos trens expressos.

Os casos mais críticos são os de Osasco e Presidente Altino. Em Osasco, estava prevista a construção de uma nova plataforma e uma nova via para a Linha 9-Esmeralda. Segundo o projeto do TIC, agora essa nova área será para a passagem do trem, que não realizará parada no local.

Em Presidente Altino, a situação é ainda mais preocupante, tendo em vista que, das quatro plataformas existentes, apenas duas vão ficar sob gestão da ViaMobilidade. A concessionária deverá operar duas linhas (8-Diamante e 9-Esmeralda) apenas pela plataforma sul.

Outro caso que chama a atenção é a interseção do novo acesso da Estação Imperatriz Leopoldina. As vias deverão passar exatamente pelo local do acesso e deverão desapropriar uma longa faixa de galpões.

Estação Presidente Altino perderá plataforma (SPI)
Estação Presidente Altino perderá plataforma (SPI)

Conclusão

Estes são alguns dos riscos associados ao projeto. Estes pontos sensíveis deverão ser discutidos e debatidos em audiências públicas e em contribuições realizadas pelos participantes.

O projeto do trem regional São Paulo – Sorocaba será leiloado em 2026.

O site está fazendo uma série de matérias sobre o novo trem entre São Paulo e Sorocaba. Veja mais detalhes do projeto nas matérias abaixo:

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4 Comentários

  1. Na hora que começar a atrapalhar a linha 8 diamante o governo terá que rever certas irresponsabilidades eleitoreiras com esse projeto, porque a linha de maior demanda falará mais alto. O projeto mais caro seguindo quase todo pela Castello branco era o mais correto, mas o governo obviamente continua não tendo palavra e opta pelo errado.

    1. A Castelo não tem mais área lindera para isso, tanto é que a marginal entre Alphaville e Itapevi nem saiu direito, tão comendo parte do morro da entrada da Castelo. E o viaduto está quase pronto, mas as vias não. CCR já tinha errado tentando fazer essa marginal. Se fizesse linha, sei lá. Antes da Marginal da Castelo, talvez seria bom.

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