Trem Intercidades para Sorocaba contará com via dupla em toda sua extensão

Projeto também prevê que estações paradoras tenham pontos de ultrapassagem para os trens expressos nos dois sentidos, viabilizando viagens mais rápidas

Trem Intercidades (Alstom)
Trem Intercidades (Alstom)

O Trem Intercidades Sorocaba-São Paulo teve seus documentos publicados para consulta pública. O novo serviço expresso entre as duas regiões tem vantagens importantes em relação ao seu traçado e contará com via dupla em toda a sua extensão.

O site faz uma nova análise com informações recentemente disponibilizadas. Nesta matéria, destacamos os aspectos positivos do novo serviço de trens regionais.

Via dupla

Uma das grandes dúvidas existentes sobre o TIC Sorocaba era o modelo de via a ser adotado. O TIC Eixo Norte (Campinas) foi um balde de água fria, tendo sido modelado com via singela com desvios em alguns pontos.

O TIC Sorocaba será o primeiro a contar com via dupla integral ao longo de todo o trajeto. Entre a estação Água Branca e Sorocaba, os trens circularão em vias dedicadas no sentido interior e no sentido capital.

Traçado em Via Dupla em Presidente Altino (SPI)
Traçado em Via Dupla em Presidente Altino (SPI)

Estações paradoras com desvios

Outra novidade muito expressiva são as estações paradoras. Com exceção da Estação São Roque, as demais paradas intermediárias (Carapicuíba, Amador Bueno e Brigadeiro Tobias) deverão contar com desvios para ultrapassagem dos trens expressos.

Nestas estações, o TIC deverá ter quatro vias dedicadas. Duas delas pararão na estação, atendendo tanto os trens no sentido Água Branca como Sorocaba. Outras duas vias externas deverão ser posicionadas ao lado, permitindo, assim, a ultrapassagem do trem expresso.

Esta metodologia permitirá maior flexibilidade e viabiliza tanto o trem parador como o trem expresso, minimizando os impactos que os serviços poderão causar no carrossel de trens.

Retificação de traçado

Outra vantagem considerável é a retificação do traçado ferroviário. Esta ação visa remover as curvas desnecessárias, permitindo a criação de uma rota mais retilínea e com maior velocidade média.

As principais retificações deverão ser realizadas no trecho entre Amador Bueno e Brigadeiro Tobias, por onde a Estrada de Ferro Sorocabana executa curvas fechadas em terrenos com topografia bastante acidentada.

Traçado retificado (SPI)
Traçado retificado (SPI)

Traçado pela Castelo

Por fim, outra diretriz adotada no projeto é a construção de parte das vias do TIC Sorocaba margeando a Rodovia Castelo Branco. O traçado rodoviário permite velocidades de até 100 km/h, algo que pode ser considerado também para a ferrovia, tendo em vista que a geometria será semelhante.

O traçado será realizado em sua maioria em nível, com a presença de alguns viadutos, permitindo a transposição das vias rodoviárias.

Vias na lateral da Castelo Branco (SPI)
Vias na lateral da Castelo Branco (SPI)

O site está fazendo uma série de matérias sobre o novo trem entre São Paulo e Sorocaba. Veja mais detalhes do projeto nas matérias abaixo:

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