Trens do TIC Sorocaba terão menor capacidade de transporte, aponta edital
Trens entre Sorocaba e São Paulo deverão ter ao menos 470 lugares contra 860 assentos dos trens de Campinas. Composições do Eixo Oeste terão no máximo 200 metros de comrpimento.

O TIC Eixo Oeste será a nova rota ferroviária que ligará São Paulo a Sorocaba. Um dos destaques são os novos trens que serão adquiridos pela futura concessionária e que deverão ter menos assentos, de acordo com o edital.
O site já fez uma análise sobre os novos trens que poderão ter configurações em modelo TUE ou push-pull. As composições também poderão adotar dois andares.
Uma curiosidade interessante é a capacidade dos trens. Uma composição do TIC Eixo Oeste deverá transportar ao menos 470 passageiros sentados. O comprimento máximo do trem é de 200 metros.

A título de comparação, os trens do TIC Campinas terão capacidade para 860 passageiros, 80% a mais do que o exigido no modelo de trem para Sorocaba.
Considerando que um carro tem comprimento estimado de 25 metros, entende-se que uma composição do TIC Sorocaba tenha até oito carros.
Comparando com as primeiras versões do TIC Campinas, os trens poderiam ter até 300 metros de comprimento (12 carros) com capacidade para 1.100 passageiros.

Os documentos da concessão estabelecem requisitos mais flexíveis quanto à formatação das composições. Caberá à concessionária a escolha do tipo de trem ideal, respeitando as determinações e regras do governo.
O site está fazendo uma série de matérias sobre o novo trem entre São Paulo e Sorocaba. Veja mais detalhes do projeto nas matérias abaixo:
Já falaram quanto custaria a passagem desses TIC? Tem que ser mais barato e oferecer mais conforto que ônibus pra valer a pena, além de ter o trajeto mais rápido
A passagem mais cara será R$ 45,00, porém como o TIC é cobrado por quilometragem, então R$45 vai apenas que vai da Água Branca até Sorocaba.
Neste link: https://www.metrocptm.com.br/viagem-no-tic-sorocaba-pode-sair-a-partir-de-r-570-entenda/