Até a nova estação de Franco da Rocha receberá intervenções por conta do Trem Intercidades

Via dedicada para os trens da MRS Logística será implantada além de uma terceira via já existente e que será dedicada para o TIC. O terminal de ônibus próximo a estação também passará por mudanças
Estação Franco da Rocha deverá ter acesso realocado (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

A PPP do Trem Intercidades trará uma série de mudanças no serviço da Linha 7-Rubi, como temos mostrado aqui. A estação de Franco da Rocha é uma das que deverão passar por mudanças para que a construção de novas vias para o TIC e os trens de carga da MRS possa ser realizada. Segundo a consulta pública, o acesso leste da estação deverá ser realocado.

Novo acesso da estação Franco da Rocha (STM)

A estação de Franco da Rocha é uma construção considerada nova, tendo sido inaugurada no ano de 2014. A parada conta com todos os itens de acessibilidade universal, uma arquitetura arrojada e encontra-se em bom estado de conservação. Dessa forma não são esperadas grandes reformulações no prédio existente.

Entretanto, o projeto para a implantação de uma nova via de carga da MRS na região da estação vai necessitar de espaço extra, área esta que hoje está sendo ocupada pelo acesso leste da estação. O projeto de implantação das novas vias vai tomar este espaço, sendo necessário a realocação do acesso e a extensão da passarela existente.

Planta do novo acesso da estação Franco da Rocha (STM)

Outro local que deverá sofrer alterações é o terminal de ônibus próximo a estação. O local deverá passar por adaptações para que a nova via seja construída, assim como o viário local, que será modificado para se adequar a nova configuração do terminal.

Corte do novo acesso da estação Franco da Rocha (STM)

O projeto foi realizado de forma que o plano de vias existente atualmente na CPTM fosse ajustado. A consequência desse ajuste é a possibilidade de realizar adaptações no terminal de ônibus que, em situação prévia, deveria ser demolido e instalado em um novo local.

Mudanças no viário e no terminal de ônibus de Franco da Rocha (STM)

Com as mudanças previstas os trens da MRS Logística poderão seguir seu trajeto entre Jundiaí e Barra Funda sem interferir com o serviço expresso do Trem Intercidades e com a Linha 7-Rubi. Dessa forma obtém-se um ganho expressivo de desempenho tanto para o serviço de passageiros como para o transporte de cargas.

O site está realizando uma série de matérias sobre as principais mudanças nas estações da Linha 7-Rubi. Você pode conferir nossos artigos anteriores nos links abaixo:

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5 comments
    1. Daniel, boa tarde!
      Segundo os documentos da consulta publica a estação Vila Aurora não precisará passar por nenhuma modificação.
      Naquela região apenas serão implantadas as vias exclusivas para os trens da MRS e TIC

  1. Tudo isso para a linha 7 ser incurtada a estação Barra funda….e causar transtornos para os moradores de Franco da Rocha para dar passagem a um trem que sequer atenderá a estação.

    O pensamento de burgueses do PSDB é tão pequeno que já que vão fazer isso, pq não implantar um trem expresso na linha, fazendo paradas somente nas estações de maior movimento entre Jundiai a Luz e desafogar a linha paradora? Trens expressos numa mesma linha tem até no Rio de Janeiro…

    Tem que tirar esse PSDB do governo do estado, pq já deu….só faz obra para atender a elite.

    FORA PSDB LIXO

  2. Chega a ser uma piada essas propostas, é surreal a implantação dessas vias em especial nesses trechos com taludes, áreas com moradia irregular e outros.

  3. Esse transporte de carga era para ser extinto, pois acaba com as vias gerando muitas manutencoes, atrapalhando o transporte de passageiros. E ainda e ultilizado nosso dinheiro publico para beneficiar empresarios.

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