Cinco anos atrás, no dia 31 de março de 2018, a CPTM entregava para a população a Linha 13-Jade. A tão desejada linha que ligaria o sistema sobre trilhos ao aeroporto de Cumbica, um dos mais relevantes do Brasil, se tornaria realidade.
A Linha Jade possui vários aspectos que pesam pró e, de forma aparente, contra. Suas características operacionais são passíveis de questionamentos na medida em que a demanda, estimada em mais de 100 mil passageiros por dia, não chegou sequer a 20% deste valor.
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Traçaremos um retrospecto e um prognóstico do ramal que hoje é a única ligação sobre trilhos para a cidade de Guarulhos.
2018
A Linha 13-Jade começou a operar no dia 31 de março de 2018. Na época, ainda sem ter uma frota própria, a circulação era realizada com os trens da Série 9500. Naquele período, a operação ocorria com velocidade restrita e apenas em via única.
Em meados de agosto as primeiras mudanças começaram a ocorrer. O horário de operação já havia sido estendido para os dias da semana. A frota de trens também foi alterada, sendo que a Série 9000 passou a ser a principal no trecho.
Em outubro daquele ano foi inaugurado o Serviço Connect, que ligava a estação do Brás até o Aeroporto Guarulhos com parada em todas as estações. Os trens partiam em horários específicos pela manhã e pela tarde.
No geral o serviço era bastante requisitado, com trens partindo relativamente cheios da plataforma 8 da estação Brás. Foi um dos grandes acertos da CPTM, que viu a demanda da linha começar a dar sinais de aumento.
O serviço Expresso Aeroporto foi entregue na metade de outubro. Naquela época, ele contava com uma quantidade relativamente baixa de partidas e com cobrança adicional de tarifa no valor de R$ 8,00.
Apesar disso, a viagem foi vantajosa pela velocidade. Era possível partir da estação Luz até o Aeroporto Guarulhos em até 35 minutos.
2019
No começo de 2019, a CPTM começou a utilizar trens da Série 7000 para a realização dos testes do sistema de sinalização ATO. Hoje uma realidade na Linha 13-Jade, o sistema permite a operação automatizada dos trens com paradas precisas nas plataformas e ajustes do nível de serviço.

Em setembro, o primeiro trem chinês fabricado pela CRRC desembarca em solo brasileiro. A série 2500 é a compra de 8 composições que atuam exclusivamente na Linha 13-Jade.

2020
Em fevereiro de 2020, o primeiro trem da série 2500 era entregue para a operação. O novo trem contava com itens de conforto como bagageiros e maleiros. Além disso, recursos como contadores de passageiros e mapas dinâmicos em telas de LED foram adotados.
Em março, já imersos na pandemia de COVID-19, a CPTM suspende o serviço Expresso Aeroporto e o Serviço Connect. Em âmbito geral, a demanda do sistema metroferroviário caiu de forma nunca antes vista o que inviabilizou a prestação destes serviços.

Nos meses de outubro e novembro, a Linha 13-Jade passou a contar com dois novos trens chineses. A pandemia havia afetado o cronograma de entrega das novas composições.
Em dezembro, a CPTM reativa o Expresso Aeroporto no formato atual com viagens de hora em hora e também com a eliminação da cobrança de tarifa diferenciada. Agora a integração com o serviço expresso era totalmente gratuita.
No geral, a qualidade do serviço se manteve a mesma, com a viagens rápidas entre Luz e Aeroporto Guarulhos.
2021
O ano de 2021 foi marcado pelos diversos projetos de expansão e melhoria do ramal.
Em abril, o consórcio liderado pela Telar venceu a licitação para levar a Linha 13-Jade até a estação Palmeiras-Barra Funda. Seria mais uma extensão do serviço que passaria a atender o polo intermodal com diversas conexões metroferroviárias e rodoviária.
Em setembro é publicada a licitação para anteprojeto da extensão leste da Linha 13 que atenderá os bairros mais populosos de Guarulhos. Em contrapartida, o projeto para levar o ramal até a estação Chácara Klabin foi descontinuado.
2022
Em janeiro de 2022, a Linha 13-Jade finalmente começou a operar com o sistema ATO. Agora os trens poderiam executar algumas funções de forma totalmente automatizada como aceleração, frenagem, regulação de intervalo entre outros. Foi a primeira linha da CPTM a ter trens operados de forma automática.

Em maio de 2022 foi assinado a construção do people mover junto ao consórcio AeroGru. O novo modelo de transporte permitirá a transferência gratuita entre a estação da CPTM e os terminais do Aeroporto.
Também em maio, a CPTM divulgou seus planos para ampliação da plataforma 5 da estação da Luz. O projeto robusto, executado pela equipe técnica da CPTM, prevê uma série de melhorias no local, aumentando o conforto dos passageiros nos horários de maior movimento.

2023
As projeções da Linha 13-Jade para o futuro são ao mesmo tempo positivas e incertas. A expansão do ramal até Bonsucesso em Guarulhos poderá atender a uma demanda bastante expressiva, elevando o número de passageiros que utilizam o trem.
Ao mesmo tempo, a construção das estações Cangaiba e Tiquatira, com integração à Linha 2-Verde, permitirá aliviar a situação da Linha 12-Safira, que sofre com a sobrecarga de passageiros quando o serviço expresso não opera.

Mais recentemente, o governador Tarcísio de Freitas anunciou a intenção de conceder todas as linhas da CPTM, o que inclui a Linha 13-Jade. Empresas privadas como o Grupo CCR já manifestaram interesse em participar de tais concessões.
O futuro da Linha 13-Jade como meio de transporte é mais positivo e promissor do que as teorias e falácias conspiratórias alardeadas em sua inauguração. O tal “elefante branco” tem um imenso potencial que, se explorado da maneira correta, poderá dar efetivamente uma função de relevância para a linha do aeroporto, mas será preciso esperar mais algum tempo para que eles efetivamente ocorram.