O projeto do Trem Intercidades ligando São Paulo, Jundiaí e Campinas contempla uma série de investimentos e melhorias nas estações da Linha 7-Rubi. A estação de Varzea Paulista será uma das paradas que sofrerão adequações para promover a acessibilidade universal, bem como abrir espaço para a implantação de novas vias.
A estação Várzea Paulista é uma das edificações tombadas como patrimônio histórico. O prédio atual foi construído no ano de 1891 pela primeira operadora do trecho, a São Paulo Railway. O projeto da nova estação terá como principal particularidade a não interferência ao patrimônio tombado, mantendo suas características originais
![](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2021/09/varzea-01-1.jpg)
As plataformas existentes que estão dispostas lateralmente deverão ser reutilizadas. Uma nova passarela deverá ser implantada na extremidade oeste da estação. Essa passarela será composta por módulos de acesso vertical onde o passageiros poderá adentrar a estação por meio de escadas fixas e rampas. Haverá também a possibilidade de realizar o cruzamento entre as margens da ferrovia de forma livre, uma vez que a passarela será de livre acesso.
Para promover ainda mais a acessibilidade a estação deverá ganhar dois novos elevadores, sendo um para cada plataforma. Esses itens são importantes pois auxiliarão os passageiros com mobilidade reduzida a terem total autonomia ao se deslocar pela estação. A estrutura que atualmente é tombada como patrimônio poderá ser utilizada como área operacional, desde que suas características não sejam alteradas.
![](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2021/09/varzea-02-1.jpg)
Apesar das importantes melhorias que o projeto da nova estação de Varzea Paulista trará para os passageiros, a proposta adotada apresenta falhas grosseiras destoando de todos os projetos até então apresentados durante a fase da consulta pública.
Ao analisar a disposição dos elementos na estação é possível observar uma despadronização do projeto na região do mezanino. Nas demais estações que apresentam disposição semelhante com novas passarelas, o mezanino estará localizado na região intermediária da passarela. Nesta área geralmente existe a presença da linha de bloqueios, SSO e de uma bilheteria. Entretanto, a estação de Varzea Paulista não terá sua bilheteria alocada no mezanino superior.
![](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2021/09/varzea-03.jpg)
A única bilheteria da estação estará implantada no acesso sul da estação, próxima a uma linha de bloqueios que dará acesso à plataforma sentido Jundiaí/Campinas. Por ser a única bilheteria presente na estação, o projeto comete um erro crasso prejudicando uma parte dos passageiros.
Para exemplificar os prejuízos da disposição atual façamos a seguinte analogia: Um passageiro cadeirante que deseja tomar um trem para a capital e que necessite entrar pelo acesso norte da estação Várzea Paulista. Este passageiro irá acessar a passarela da estação através das rampas e se dirigir até o mezanino. Caso esse passageiro não possua um cartão de transporte ele deverá passar por toda a passarela, descer até o nível térreo do acesso sul e comprar sua passagem.
![](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2021/09/varzea-04-1200x402.jpg)
A partir deste momento o passageiro entra na área paga da estação, mas o trem que precisa tomar está na plataforma oposta. Desta forma o passageiro precisa usar um elevador, realizar novamente a travessia na passarela onde terá acesso a plataforma de destino através do segundo elevador. Essa analogia pode ser aplicada a todo o tipo de pessoa, ressaltando a falha grave no projeto que está em desarmonia com todas as concepções previstas para as estações reformadas da Linha 7.
Outro ponto que deverá levantar muitos questionamentos é sobre o projeto que deverá ser realizado pelo governo e o que deverá ser atribuição da concessionária. Nos documentos da concessão as ações que deverão ser realizadas pelo poder concedente são praticamente idênticas aos investimentos da concessionária, com a diferença que no projeto do governo a bilheteria estará localizada no mezanino elevado, eliminando os problemas existentes no projeto delegado à concessionária.
![](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2021/09/varzea-05.jpg)
Apesar da confusão na atribuição de ações para a futura concessionária, toda essa questão poderá ser solucionada, uma vez que os documentos ainda não estão na sua versão definitiva. A STM estendeu o prazo para que as sugestões ao projeto do TIC-Eixo Norte sejam enviadas e apreciadas. Após essa análise é muito provável que este problema apresentado seja sanado
O site está elaborando uma série de matérias sobre as reformulações das estações da Linha 7-Rubi. Você pode acessar nossos artigos nos links abaixo:
- Ampliação da estação Palmeiras-Barra Funda
- Reconstrução da estação Água Branca
- Unificação da estação Lapa
- Reconstrução da estação Piqueri
- Acessibilidade da estação Pirituba
- Novas plataformas na estação Vila Clarice
- Reconstrução da estação Jaraguá
- Túnel de acesso na estação Perus
- Nova estação de Caieiras
- Reconstrução do acesso da estação Franco da Rocha
- Ampliação da estação Baltazar Fidélis
- Ampliação da estação Francisco Morato
- Ampliação da estação Botujuru
- Nova estação de Campo Limpo Paulista
Ja ganhou duas rampas lindas e maravilhosas que valeu uma fortuna.